Música

#entrevista | guinga (6º fmcb) | por joão marcos coelho

Entrevista de 27/03/19

Com o apoio do Instituto CPFL, a sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia dois dos mais importantes compositores brasileiros: Ernani Aguiar e Guinga.
O Festival de Música Contemporânea Brasileira, mais conhecido como FMCB, é um evento que tem como objetivo a valorização da música nacional por meio da homenagem a dois compositores brasileiros vivos a cada edição.
O projeto nasceu em 2014, a partir da pesquisa de doutorado da pianista Thais Nicolau, hoje responsável pela direção geral do FMCB. Desde então, o evento acontece anualmente em Campinas, e se destaca por unir pesquisa à performance e também por contar com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento, oferecendo uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores, universidade e comunidade em geral.

https://vimeo.com/327360090

guinga

Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é um compositor e violonista brasileiro. Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von. Como parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque. Guinga tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco ”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Em 2002, sua biografia, “Guinga, os mais belos acordes do subúrbio”, escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, a mesma editora lançou o songbook “A Música de Guinga”, com partituras de grande parte da obra do autor.