CPFL Jovem geração

Em sua estreia internacional, Vinícius Tomaz é bronze no Sul-Americano Sub-20 de Atletismo

Fotos: Divulgação/Orcampi

 

Atleta da ORCAMPI foi terceiro colocado nos 3.000 metros com obstáculos na Colômbia

Um dia inesquecível! Assim foi o domingo (21) do fundista Vinícius Tomaz, da ORCAMPI, entidade parceira do Instituto CPFL, no Sul-Americano Sub-20 de Atletismo. Em sua primeira competição internacional, Vini conquistou a medalha de bronze nos 3.000 metros com obstáculos, com o tempo de 10:15.94, no Estádio de Atletismo Unidad Deportiva El Salitre, em Bogotá, na Colômbia.

“Foi uma corrida muito estratégica e difícil. Os 3.000 metros com obstáculos já é uma prova doída, especialmente na altitude. Na quinta-feira eu treinei em Bogotá pela primeira vez e me senti muito mal. Na sexta foi um pouco melhor e no sábado eu consegui fazer um treino perfeito. No domingo, consegui colocar em prática e deu tudo certo. Mas a altitude é muito difícil para nós que treinamos no Brasil e subimos para cá para competir”, comenta Vinícius, de 18 anos.

         

Essa foi a primeira vez que o atleta foi convocado para integrar a seleção brasileira. “Honestamente eu não esperava esse resultado, mas também nunca deixei de acreditar no meu potencial. Essa medalha é fruto da minha raça, determinação e força de vontade. É uma sensação única subir em um pódio internacional, esse é um dia inesquecível para mim”, comemora Vini.

Para Alex Lopes, treinador da ORCAMPI, era esperado que a altitude impactasse o desempenho dos brasileiros. “Em provas de fundo realizadas na altitude, normalmente os atletas não conseguem boas marcas. Em contrapartida, nas provas de velocidade e saltos costumam melhorar muito os resultados. Então essa medalha do Vini tem que ser muito comemorada, foi um grande resultado”, festeja o treinador.

A delegação brasileira, que venceu o Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, retorna ao país hoje (22). Os próximos objetivos do fundista na temporada 2023 já estão traçados: participar do Troféu Brasil de Atletismo e do Campeonato Brasileiro Sub-23, que será realizado em setembro. “Essa medalha representa muita coisa para mim, vai abrir muitas portas e meu foco é continuar trabalhando. Se Deus quiser, quero buscar uma medalha no Brasileiro Sub-23, que é uma categoria acima da minha”, planeja Vini.

“Agradeço a ORCAMPI, meu treinador Alex Lopes, o Vitor – fisioterapeuta, o Jadson – massoterapeuta, e toda equipe multidisciplinar. Queria mandar um abraço ao meu pai, André Tomaz, e agradecer todos que me ajudam”, finaliza Vini.

A ORCAMPI também teve mais um atleta no Sul-Americano Sub-20. Bruno Diego do Prado competiu ao lado de Vinícius nos 3.000 metros com obstáculos, mas teve uma queda no fosso e precisou abandonar a prova. Jadson Alves, massoterapeuta da ORCAMPI, também integrou a seleção brasileira de atletismo no Sul-Americano Sub-20, na Colômbia.