novembro: café filosófico recebe ivan capelatto e contardo calligaris
confira a programação:
17/11 | sex | 19h
Responsabilidade: uma virtude psíquica ou uma aquisição cultural?
Com Ivan Capelatto, psicólogo e psicoterapeuta
Responsabilidade ,”a arte de responder pela própria liberdade de escolha e suas consequências”, pode ganhar um olhar filosófico, um olhar sociológico e um olhar psicanalítico, além do olhar do sujeito comum. Em psicanálise, podemos olhar para a formação do self (a estratificação do self – Winnicott) e para a formação do ego e superego de Freud e constatar que a ética interna que dá origem à responsabilidade somente pode ser adquirida na primeira infância (primeiro ano de vida) ou nos anos subsequentes, pela ação cuidadosa e cuidadora da figura materna (paterna) que se apresenta afetivamente junto à criança.
>>
24/11 | sex| 19h
Lançamento do livro: Hello, Brasil! e outros ensaios – psicanálise da estranha civilização brasileira
Com Contardo Calligaris, psicanalista
Quando deixou a França, no fim da década de 1980, o psicanalista italiano Contardo Calligaris começou a fazer uma série de anotações pessoais a fim de descobrir por que tinha sido seduzido pelo Brasil a ponto de se estabelecer aqui.
Essa autoanálise escrita por Calligaris foi além do propósito inicial e tornou-se pouco a pouco uma análise do Brasil, em que ele explica vários aspectos da cultura do país, desde a persistência da herança escravocrata até a corrupção política. Publicado pela primeira vez em 1991, Hello, Brasil! Resultou em reflexão tão reveladora que é difícil não a considerar uma das mais vigorosas e apaixonantes interpretações já feitas do contemporâneo nacional.
Esta nova edição do livro – esgotado há anos – foi inteiramente revista pelo autor e inclui uma introdução inédita e cinco ensaio sobre temas correlatos, todos eles movidos pela tentativa de entender a estranha e fascinante psique brasileira.
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. A gravação do café filosófico ocorre no Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas.