Exposição

Em novembro: oficinas educativas da exposição Arte moderna na metrópole

Entre 14 de setembro e 10 de dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo leva obras emblemáticas de seu acervo ao Instituto CPFL, em Campinas. Com curadoria de José Armando Pereira da Silva, a exposição Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo convida o público a conhecer a consolidação da cultura modernista paulista. No decorrer de todo o período expositivo, os grupos escolares e o público em geral podem realizar agendamentos para visitas mediadas com a equipe educativa da exposição. As visitas estimulam a reflexão crítica por meio do contato com a arte e a vivência de experiências poéticas singulares e coletivas.

Confira a programação das oficinas de novembro: 

>> 03/11 | qui | 16h30 às 18h
Visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa da exposição 

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas aberto ao público em geral. Com inscrições prévias através do link: clique aqui. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência. Depois de visitar a exposição e reconhecer diferentes paisagens feitas pelos artistas, as pessoas participantes serão convidadas a fazer o desenho de uma paisagem de sua memória e afeto para enviar a umapessoa querida em um cartão postal. Os postais poderão ser selados e enviados. Qual será a emoção de receber um desenho pelo correio?

>> 05/11 | sáb | 10h às 12h
Contatos com a arte no Instituto CPFL
Acessibilidade cultural e audiodescrição com Bell Machado

Encontro virtual para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Inscrições através do formulário: clique aqui. Com interpretação em Libras e certificados de participação. O encontro propõe uma reflexão sobre a importância da arte para a formação cultural e a necessidade de políticas públicas que promovam a acessibilidade cultural e a convivência com a diversidade. Serão abordadas questões referentes ao conceito, objetivos e aplicabilidades do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição, assim como, sua importância para que, pessoas com deficiência visual tenham acesso às linguagens artísticas. A audiodescrição é o recurso que permite por meio das descrições das imagens, a ampliação do repertório imagético e o desenvolvimento de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a fruição das artes.

Bell Machado é audiodescritora, roteirista e narradora em museus, cinema e teatro. Formadora em cursos de introdução, extensão e especialização em audiodescrição em universidades públicas e privadas. Bacharel em Filosofia com mestrado em Multimeios-Instituto de Artes/Unicamp/SP. Tem artigos publicados em livros e revistas e participação em documentários na área da acessibilidade.

>> 12/11 | sáb | 10h às 12h
Atividade para a família
Visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa 

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas aberto ao público em geral. Com inscrições prévias através do link: clique aqui. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência. Cada família será convidada a escolher e fazer uma interpretação tátil de uma obra que conheceu nesse dia pelo sentido da visão ou pela audição através das audiodescrições disponibilizadas. Com materiais de diversas texturas realizarão uma colagem que traduza as sensações táteis que a obra evoca para cada pessoa. A atividade convida a explorar outras formas de perceber e visitar uma exposição, pensando as obras a partir de outros sentidos.

>> 15/11 | ter | 10h às 12h
Atividade para a família
Visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa 

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas aberto ao público em geral. Com inscrições prévias através do link: clique aqui . Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência. Será que podemos ouvir uma paisagem?cA partir da visita pela exposição buscaremos imaginar os sons, ruídos e músicas que poderiam estar naquela imagem para depois criarmos coletivamente uma paisagem sonora, inspiradas pelas obras e sons que elas nos provocaram.

>> 19/11 |  sáb | 10h às 12h
Atividade para a família
Visita mediada + experiências poéticas com equipe educativa 

Encontro presencial na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas aberto ao público em geral. Com inscrições prévias através do link: clique aqui. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência. A partir da contação dessa história criada pelas educadoras da exposição os participantes farão um percurso lúdico pelo espaço expositivo e as obras. No final, juntos farão uma ilustração coletiva com a colagem de papéis coloridos, inspirada na história e nas obras da exposição.

>> 26/11 | sáb | 10h às 12h
Contatos com a arte no Instituto CPFL
A xilogravura e o modernismo de Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo com Simone Peixoto

Encontro presencial para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Inscrições através do formulário: clique aqui. Com interpretação em Libras e certificados de participação. A xilogravura é a mais antiga técnica de reprodução de imagens, criada e desenvolvida pelo desejo e necessidade da difusão de informações, a história da xilogravura está ligada à história do livro, da imprensa e da transmissão de conhecimento. Substituída nessas funções por outras tecnologias ela migra das gráficas para os ateliês dos artistas. No modernismo, para além da possibilidade de reprodução, as fortes características expressivas da xilogravura são exploradas de novas maneiras. Esse encontro será uma conversa sobre as características dessa técnica diante das obras de Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, onde poderemos observar e investigar a forma como cada um deles explorou e abordou de forma única as possibilidades da xilogravura e terminará com uma experiência prática de desenho e colagem, inspirada pela técnica da xilogravura

Simone Peixoto é artista visual e educadora, desde 2010 atua no Xilomóvel – Ateliê Itinerante, projeto independente de divulgação, acesso e formação de público para a gravura. Doutora em Artes Visuais (Unicamp 2020) e mestre em Artes (Unicamp, 2009), em suas pesquisas explorou  processos colaborativos em sua produção artística, envolvendo a gravura, a linguagem fotográfica e o desenho.

___ ___ ___

Arte Moderna na Metrópole: 1947-1951 – Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Local: Galeria de Arte do Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas
Período expositivo: 14 de setembro a 10 de dezembro de 2022
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e feriados: 10h às 16h; domingo – fechado Agendamento de visitas: [email protected]
Público-alvo: escolas e grupos a partir de 10 pessoas. Visitas com duração média de 40 a 90 minutos conforme as necessidades dos grupos.