Café Filosófico

Em live inédita do Café, pediatra Daniel Becker discute o mal-estar na infância

O programa estreia a série “A canoa virou: infância e pandemia”, com episódios nos dias 7, 19 e 28 de abril, sempre às 18h; as transmissões ocorrerão pelo canal do Café, no Youtube

Nesta quinta-feira (7), o pediatra Daniel Becker vai estar no Café Filosófico CPFL para a live “O mal-estar da infância na contemporaneidade. Neste episódio, Becker vai debater sobre as situações que impactam a infância, tais como: a desigualdade social brasileira, a precarização do vínculo parental, a precarização nutricional, o excesso no uso de telas e o problema da medicalização excessiva na fase infantil.

Segundo o pediatra, os desafios para a infância têm se agravado nas últimas décadas. “A infância vem enfrentando situações cada vez mais opressivas, que vêm piorando nas últimas décadas, desde os anos 1980, com a ascensão do neoliberalismo, e que se agravou enormemente, ao final da primeira década deste século, a partir do surgimento da internet portátil e das telas clicáveis”, explica.

Daniel Becker diz, também, que a pandemia agravou esse conjunto de situações opressoras à infância e destaca que os prejuízos, apesar de irreversíveis, podem ser atenuados. “A pandemia vem coroar esse “massacre” pouco visível que as crianças vêm sofrendo e que segue se anunciando catastrófico e irreversível (porém mitigável) com a ameaça do colapso climático”.

A canoa virou: infância e pandemia

Nesta série, que tem curadoria do psicanalista Rinaldo Voltolini, a infância é o objeto de análise a partir das variáveis que emergiram com a pandemia de Covid-19. Voltolini analisa a ideia frágil de controle sobre a vida, posta em xeque pela natureza, através de uma metáfora: “Um vírus, fenômeno da natureza, foi capaz de virar a grande canoa humana na qual viajávamos todos na crença de um percurso controlado e soberano”.

Nesse sentido, as lives desta série buscam responder como encontrar soluções responsáveis e respeitosas, sem sacrificar a potência de uma importante fase de autoconstrução que é a infância. As próximas edições contam com a psicanalista Ilana Katz, no dia 19/4; e com o psicanalista e curador da série, Rinaldo Voltolini, no dia 28/4.

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.