CPFL Jovem geração

Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça as ações do IBRAJE, em São Roque (SP)

Foto e video: Divulgação/IBRAJE

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebramos diversos equipamentos de proteção, como a legislação brasileira e a educação ambiental – que constitui uma importante ferramenta de em prol da preservação ambiental, do futuro do planeta e do futuro das próximas gerações.

Aqui, no Instituto CPFL, apoiamos projetos como o IBRAJE (Instituto Brasileiro Jornada Ecológica), de São Roque (SP), que desenvolve atividades de educação ambiental junto à comunidade, visitantes e alunos da rede municipal de ensino na Mata da Câmara. O local é uma área de mata atlântica com um total de 54 alqueires, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade. 

Por lá, é possível encontrar espécies vegetais de peroba, cedro, pau d’alho, amoreira, figueira branca, jatobá, canela e ipê; além de animais como lontras, veados, esquilos, entre outros animais e aves.

Entre as atividades promovidas pela instituição estão: o acompanhamento da qualidade ambiental, recuperação de áreas degradadas, monitoramento da biodiversidade, criação e viveiros de mudas nativas, conservação dos espaços e trilhas, educação ambiental, turismo de Aventura (atividades ambientais), implantação do Plano de Manejo e observatórios de pássaros.

Muito além de crime, que tem na Lei 9.605 de 1998 uma das principais referências, a degradação ambiental impacta o planeta e a nossa qualidade de vida. Dados do INPE apontam que, apenas em 2022, foram perdidos mais de 28.000 km² de vegetação nativa nos biomas brasileiros – a grande maioria nos biomas Amazônia e Cerrado (82%).

O IBRAJE faz parte da frente #CPFLJovemGeracao, que reúne iniciativas de cultura, esporte e educação para transformar o futuro de crianças e adolescentes. Apoiando projetos como estes, nos conectamos ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15, da Organização das Nações Unidas, a ONU. 

Esse ODS discorre sobre proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.