cafe filosófico

Desafios da Operação do sistema elétrico brasileiro – Hermes Chipp

“a base da matriz energética do brasil, que está no aproveitamento de seu grande potencial hídrico, por meio de usinas com reservatórios e capacidade de regularização plurianual, e que garantiu que o país crescesse nas últimas três décadas, vem sendo substituída por novos conceitos, voltados aos parâmetros de sustentabilidade.  com o crescimento da demanda, o aumento das restrições hidráulicas e a redução gradativa da regularização plurianual dos reservatórios, faz-se necessária a busca de alternativas viáveis. já neste século, inicia-se no brasil a discussão sobre as energias renováveis não convencionais, como: biomassa, eólica e solar.

operar o sistema interligado nacional com segurança e ao menor custo tem sido um desafio cada vez maior para o operador nacional do sistema elétrico. e a tendência é de que os desafios sejam ainda maiores.
a complexidade da operação do sistema interligado nacional (sin) vai aumentar sobremaneira na próxima década. e o ons – operador nacional do sistema elétrico terá grandes desafios pela frente. para enfrentá-los, o operador nacional deverá manter o foco na inovação de produtos e processos associados a: aumento da segurança elétrica e energética; novas tecnologias aplicáveis a sistemas de transmissão de energia elétrica, em especial hvdc (transmissão em corrente contínua), sistemas de controle e novas tecnologias de centro de controle; impactos de eventos climáticos na rede elétrica; matriz energética com expansão de fontes renováveis, com a inserção de novas tecnologias; e formação e qualificação de profissionais.”

 

Com Hermes Chipp, Diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS.

Gravada no dia 23 de agosto de 2012 em Campinas.