cafe filosófico

da insubmissão feminista na atualidade, com margareth rago (versão completa)

O feminismo transformou a forma como se produz conhecimento no Brasil, afirmou a historiadora da Unicamp Margareth Rago durante o Café Filosófico CPFL sobre “Insubmissão feminista”, o último da série de encontros sobre “O que querem as mulheres: poéticas e políticas feministas da atualidade”, da qual foi curadora.

“Para falar da experiência de mulheres foi preciso mudar a noção de política. Virou micropolítica”, disse. “Cleópatra, Anita Garibaldi, Princesa Isabel e Joana Darc eram algumas das poucas mulheres da história. Os estudos relacionados a mulheres cresceram. Rever o passado é encontrar outros sentidos para o futuro. É deslegitimar as formas de poder”, completou.

Segundo ela, o título da apresentação era uma espécie de pleonasmo. “Não existe feminismo obediente. O feminismo é uma crítica à cultura dominante”.

Em sua fala, Rago fez um panorama do histórico do movimento feminista no país e destacou avanços observados nas últimas décadas. “O feminismo tem história. Há 30 anos me surpreendi quando conheci grupos de enfermeiras e advogadas feministas. Hoje há arqueólogas feministas e arquitetas feministas. Elas estão debatendo o falocentrismo nas cidades.”

Para a palestrante, há hoje uma reversão na forma como a juventude é formada em termos de ocupação de espaços públicos. E completou: “Quem acha que arquiteta feminista quer ‘destruir’ a cidade não entendeu nada de feminismo.”

A respeito do repúdio e do desconhecimento ainda comuns em relação ao movimento, a historiadora afirmou que os feminismos não querem ocupar o lugar dos homens. “Queremos o lugar de mulheres. Mas não aquele lugar do discurso masculino.”

Rago atribuiu ao surgimento da internet a capacidade dos feminismos atingirem tanta gente atualmente. “O que se levava 20 anos pra conhecer hoje chega na hora. A internet potencializou também o movimento de ódio contra mulheres e negros. Agora a ofensa é pública.”

Confira a íntegra do encontro:

2016_06_24_Margareth_Rago from cpfl cultura on Vimeo.