Crise europeia: política e cidadania | Perry Anderson | Áudio com Tradução Simultânea
A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers, no final de 2008, deu início a uma crise global que ainda se desenvolve em muitas regiões do mundo e parece longe de terminar. Os países europeus não foram e não são uma exceção. Mas de que forma a crise se manifesta na Europa, em especial nos campos da instituições políticas e dos direitos de cidadania, que tiveram sua origem exatamente em países que hoje enfrentam os maiores riscos em sua longa tradição democrática?
O encontro com Perry Anderson, um dos mais renomados historiadores de extração marxista da atualidade, esclareceu essas e outras muitas dúvidas que preocupam todos os que acompanham os desdobramentos da crise global e dos riscos políticos a que estão submetidas as sociedades contemporâneas.
Historiador e ensaísta político britânico, professor de História e Sociologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Anderson é um dos mais comentados historiadores na atualidade. Foi editor da New Left Review, publicação londrina com foco na crítica cultural e na economia global, da qual ainda participa como membro do conselho editorial.