cafe filosófico

CPFL Cultura retoma programação infantil

A CPFL Cultura inaugura no dia 15 de março, em Campinas, sua programação de teatro infantil em 2009, que continuará aos domingos, em dois horários: 10h e 11h30. A curadoria é do produtor cultural Antoine Kolokathis, que selecionou para o mês de março três espetáculos de sucesso do Grupo Último Tipo: Circo de Latão, no dia 15; Outra festa no céu, no dia 22; e As cigarras e a formiga, no dia 29. A programação é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes de cada apresentação.

O Último Tipo é um grupo que considera o teatro inseparável da música no que se refere a palco e a espetáculo. O vocal é sua base e a proposta é inovar através da pesquisa sonora e cênica, buscando no dia-a-dia os elementos necessários para a criação. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem em sua essência o teatro mambembe e o clown, e tem como referências musicais Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Os Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, dentre outros.

Acompanhados basicamente por um violão e percussão, Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho valorizam cada detalhe que compõe o espetácul.o A percussão chama atenção por incluir instrumentos diferentes como espátulas de pedreiro, suportes de toalhas, conchas de cozinha, chocalhos de bebê e chaves. Os figurinos exóticos – sempre confeccionados com materiais recicláveis como cartões telefônicos, garrafas PET e discos de vinil -, as maquiagens e os arranjos vocais inusitados, a interatividade e a sensibilidade fazem com que o público se enfeitice com o trabalho do Grupo último Tipo.

A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera. Mais informações em nossa programação ou pelo telefone (19) 3756-8000.

15/3 – 10h e 11h30
Circo de Latão
Grupo Último Tipo

O musical Circo de Latão conta a estória de uma menina de uma cidade do interior que se surpreende com a chegada de um circo. Encantada com o acontecimento, ela se aproxima de integrantes da trupe. A garota passa a encher dois latões de água que abastecem o circo e, assim, recebe ingressos para assistir aos espetáculos.

22/3 – 10h e 11h30
Outra Festa no Céu
Grupo Último Tipo

O grupo recriou a folclórica A Festa no Céu, dividindo-a em três festas: a primeira apresenta Adão, o sapo, desde seu nascimento como girino; a segunda apresenta a vida cotidiana do sapo; e a terceira, a Festa no Céu. O espetáculo busca questionar a ação depredadora do homem e despertar a consciência ecológica.

29/3 -10h e 11h30
As Cigarras e a Formiga
Grupo Último Tipo

Uma dupla de cigarras vive perseguindo o sucesso e a fama como única forma de sobreviverem e continuarem seguindo sua natureza, que é cantar. Para auxiliá-las são acompanhadas por uma formiga que faz as vezes de camareira, contra-regras e que também sonha ser artista.