cafe filosófico

CPFL Cultura retoma música erudita em São Paulo

A CPFL Cultura retoma no próximo dia 4 de agosto sua programação de música erudita contemporânea em São Paulo com a série “Música de câmara no Rio hoje”, que conta com a curadoria do jornalista Clóvis Marques e será realizada simultaneamente na capital (às terças-feiras) e em Campinas (aos sábados, a partir de 1º de agosto). A programação de música erudita contemporânea da CPFL Cultura é realizada há mais de cinco anos em Campinas (SP), sob coordenação do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, e foi lançada experimentalmente em São Paulo no ano passado, nos meses de outubro e novembro.

A partir de agosto deste ano, a programação será retomada definitivamente na capital paulista, numa parceria com a Sociedade de Cultura Artística, em concertos semanais às terças-feiras, 20h30, no Teatro Cultura Artística – Itaim (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – Itaim Bibi), com distribuição gratuita de ingressos no local, a partir das 19h.

A série inaugural, “Música de câmara no Rio hoje”, é dedicada a apresentar variadas manifestações da música de câmara que se faz hoje no Rio de Janeiro, como adianta o curador Clóvis Marques: “Um convívio estreito entre compositores e intérpretes, a variedade das tendências e a liberdade de criação são alguns dos pontos em comum entre os músicos reunidos nesta mostra representativa do que se tem feito em matéria de música de câmara no Rio de Janeiro nos últimos anos, acrescida de um olhar nostálgico na direção de César Guerra-Peixe (1914-1993). Muitos dos artistas que aqui tocam e mostram suas criações estão na estrada há bastante tempo. Outros chegaram mais recentemente. Juntos, eles nos oferecem músicas afeitas à curiosidade dos timbres e ao risco das combinações instrumentais; músicas que enveredam pela vocalidade e pela teatralidade; músicas em que a exploração das texturas co-habita com espaços de improvisação do intérprete ou a investigação de possibilidades seriais, permeando com os ares do jazz, do choro ou do musical as formas européias clássicas.”

Marques é jornalista especializado em música clássica. Colaborador de periódicos como Jornal do Brasil, O Globo, Veredas e VivaMúsica!, autor de textos de programas de orquestras e salas de concerto no Rio de Janeiro e em São Paulo, escreve atualmente na revista Concerto e no site www.opiniaoenoticia.com.br. Publicou Mario Tavares, uma vida para a música (Funarte, 2001) e Sala Cecília Meireles, 40 anos de música (Funarj, 2006). Lança este ano, pela editora Civilização Brasileira, a coletânea de críticas e reportagens A Música falada.

Em Campinas os concertos acontecem aos sábados, 20h, na CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera), com entrada gratuita e distribuição de ingressos no local, a partir das 19h (até 1 por pessoa / total disponibilizado: 146 lugares). Em São Paulo as apresentações são realizadas em parceria com a Sociedade de Cultura Artística e acontecem às terças-feiras, 20h30, no Teatro Cultura Artística – Itaim (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 – Itaim Bibi), também com entrada gratuita e distribuição de ingressos no local, a partir das 19h (até 2 por pessoa / total disponibilizado: 200 lugares). Classificação: 8 anos. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou em nossa programação.

Veja a programação completa de São Paulo e São Paulo:

1º de agosto – 20h – Campinas
Aventuras a Quatro, com Quarteto Radamés Gnattali

4 de agosto – 20h30 – São Paulo
Aventuras a Quatro, com Quarteto Radamés Gnattali

8 de agosto – 20h – Campinas
Tramas de dedilhado e sopro, com Alexandre Eisenberg, flauta; e Fabio Adour, violão

11 de agosto – 20h30 – São Paulo
Tramas de dedilhado e sopro, com Alexandre Eisenberg, flauta; e Fabio Adour, violão

15 de agosto – 20h – Campinas
Drummond, Música e Poesia, com Doriana Mendes, soprano; Homero Velho, barítono; Maria Teresa Madeira, piano; Paulo Sérgio Santos, clarineta; e Cirlei de Hollanda, direção geral

18 de agosto – 20h30 – São Paulo
Drummond, Música e Poesia, com Doriana Mendes, soprano; Homero Velho, barítono; Maria Teresa Madeira, piano; Paulo Sérgio Santos, clarineta; e Cirlei de Hollanda, direção geral

22 de agosto – 20h – Campinas
Convergências / Experiências, com Grupo Música Nova

25 de agosto – 20h30 – São Paulo

Convergências / Experiências, com Grupo Música Nova