cafe filosófico

CPFL Cultura participa da Flip com ponto de encontro virtual e presencial

A CPFL Cultura – programa da CPFL Energia centrado na reflexão sobre o contemporâneo – participa do ideário antropofágico de Oswald de Andrade – autor homenageado da próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), de 6 a 10 de julho – com um ponto de encontro presencial e virtual de conhecimento e energia. A nona edição da festa literária conta com o patrocínio da CPFL Energia, que tem na CPFL Cultura, em Campinas (SP), a base de sua atuação cultural.

Todas as palestras da Flip terão transmissão online pelo site www.cpflcultura.com.br.

No espaço da CPFL Cultura instalado na Flip, o público e o internauta poderão trocar e afinar idéias, provocar reflexões e conhecer o que rola na cabeça de grandes pensadores, com a exibição de exemplares dos programas do Café Filosófico CPFL, apresentados na CPFL Cultura e transmitidos pela TV Cultura.

O primeiro lote de DVDs com cerca de 30 títulos dos programas do Café Filosófico CPFL estará à venda no estande da Livraria da Vila, instalado na Flip. Entre os intelectuais do projeto estão Flávio Gikovate, Eugênio Bucci, Renato Janine Ribeiro, Martha Gabriel.
A partir da Flip, os DVDs estarão disponíveis nas livrarias Cultura, Saraiva e Travessa; Laserland, 2001 Video, Fnac, Banana Music e no website Videosfera.

Mais: o espaço da CPFL Cultura irá dispor de um balcão de energia para o público recarregar seus aparelhos eletrônicos. Entre uma conversa e outra, o visitante poderá se servir de cafezinho oferecido no local.

Transmissão online

Quem não puder comparecer à Flip, terá oportunidade de acompanhar de longe o pensamento de 29 autores de 13 países que irão discutir, em 18 mesas, ciência, filosofia, tecnologia, linguagem e muita literatura. Todas as palestras serão transmitidas online em nosso site e o internauta poderá participar com perguntas em cinco mesas: dia 6, às 19h; dia 7, às 19h30; dia 8, às 19h30; dia 9, às 15h e dia 10, às 11h45.

No dia 6, às 19h, o mais importante crítico literário brasileiro, Antonio Candido, faz a conferência de abertura da Flip com o compositor e professor de literatura brasileira José Miguel Wisnik. Na mesa Oswald de Andrade: devoração e mobilidade, Candido discorre sobre a personalidade intelectual e artística de Oswald, com quem manteve uma relação literária e pessoal intensa. Wisnik, cujo trabalho intelectual se desenvolve na estreita proximidade de sua carreira como compositor e pianista, fala sobre a antropofagia oswaldiana como interpretação da cultura brasileira.
No dia 7, às 19h30, as dicotomias e confluências entre ciência, filosofia e arte permeiam a conversa entre o médico neurocientista Miguel Nicolelis e o filósofo Luiz Felipe Pondé em O Humano além do humano. Nicolelis é considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American e Pondé é autor de diversos livros em que discute a modernidade do ponto de vista da filosofia da religião.
A participação do internauta com perguntas prossegue no dia 8, às 19h30, na palestra do cineasta e intelectual francês Claude Lanzmann sobre A Ética da Representação.

No dia 9, a partir das 15h, na mesa Ficção entre escombros¸ três brasileiros examinam as fraturas sociais por meio de dramas individuais. Com a experiência de diversas coberturas jornalísticas de guerras e atentados terroristas, o jornalista brasileiro Edney Silvestre conversa com o público sobre a dissecação da era Collor feita em seu romance A Felicidade é fácil. Ele conversa com o jornalista Marcelo Ferroni, que escreveu Método prático da guerrilha, uma investigação ficcional sobre os momentos derradeiros de Che Guevara, e com o crítico literário, curador e também escritor Teixeira Coelho – autor de História natural da ditadura, um dos livros mais perturbadores na literatura brasileira recente.

No dia 10, às 11h45, um dos grandes nomes do universo pop, o músico escocês David Byrne, fala de sua obra (que inclui desde o período em que liderou a banda Talking Heads até seu trabalho com cinema e fotografia), de seu diálogo com artistas da Tropicália e expõe seus projetos sobre urbanismo sustentável e transporte público discutidos no livro Diário de bicicleta.

Programação das transmissões em nosso site

Dia 6, 19h
Conferência de abertura
Oswald de Andrade: devoração e mobilidade

Antonio Candido
José Miguel Wisnik

Dia 7, às 19h30
O humano além do humano
Miguel Nicolelis
Luiz Felipe Pondé

Dia 8, às 19h30
A ética da representação
Claude Lanzmann

Dia 9, às 15h
Ficção entre escombros
Marcelo Ferroni
Edney Silvestre
Teixeira Coelho

Dia 10, às 11h45
Tour dos trópicos
David Byrne
Eduardo Vasconcellos