cafe filosófico

cpfl cultura apresenta a mostra Improvisações Brasileiras, do artista plástico alemão Helmut Schippers

A cpfl cultura apresenta nos meses de setembro e outubro a mostra Improvisações Brasileiras, do artista plástico alemão Helmut Schippers, com curadoria da arquiteta e urbanista Lilian Heitor. A mostra reúne 30 obras que retratam o território brasileiro pelo ponto de vista de Schippers, que vem desenvolvendo um trabalho de resgate da memória dos lugares por onde passa, em particular Paraty, onde atualmente possui seu ateliê.

Em entrevista, Helmut disse se sentir mais brasileiro que alemão, hoje em dia. Confira o podcast.

Neste projeto os intermináveis estudos de Schippers chegam à expressividade de uma obra madura. O artista já participou de várias exposições no Brasil, e agora seu objetivo é a integração de todos os pensamentos, resultando nesta mostra menos preocupada com a realidade e mais focada na imaginação.

[pictobrowser 28674719@N05 72157625012103872]

Segundo Lilian, “o artista abandona as noções tradicionais da perspectiva para o encontro com o pictórico tridimensional, vários pontos de vista resultando em movimentos que aguçam a memória e promovem uma visão mais intelectualizada dos planos sobre a tela. Os estudos desta série inédita propõem conclusões de um trabalho primoroso de muitos anos de experiência artística que busca o rompimento dos paradigmas atuais da arte”. Lilian Heitor é curadora de arte, arquiteta e urbanista, pós-graduada em Design de Ambiente, Museografia, Belas Artes e em Cenografia pela Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam-USP).

A mostra, que tem entrada gratuita, ficará aberta ao público de 9 de setembro a 29 de outubro, na Galeria de Arte cpfl cultura, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A cpfl cultura fica na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.

Serviço

Mostra: Improvisações Brasileiras (de Helmut Schippers, com curadoria de Lilian Heitor).

Local: Galeria de Arte cpfl cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, em Campinas);

Visitação: 9 de setembro a 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Entrada: gratuita.

Informações: (19) 3756-8000