Circuito

Corrida de rua gratuita reúne mais de mil corredores em Passo Fundo (RS)

O Circuito CPFL Energia agitou a cidade no último domingo (15/05)

Fotos: Lucas Freitas/Rede Acesso

A chuva e as temperaturas baixas não desanimaram os mais de mil corredores que participaram da etapa Passo Fundo (RS) do Circuito CPFL Energia, evento gratuito com corridas de 5 e 10 km e caminhada de 5 km disputado no último domingo (15/05) nas imediações do Instituto Educacional. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos ao patrocínio de eventos esportivos.

Em Passo Fundo, o evento teve patrocínio da CPFL Energia, como uma das muitas atrações do Circuito CPFL, frente de atuação do Instituto CPFL que trabalha com atividades itinerantes em todo o território nacional. Serão apoiadas iniciativas de cultura e esporte em cinco estados: SP, RS, MG, CE e PR.

Desde as 7h os corredores começaram a chegar na arena para iniciar os preparativos para a corrida e caminhada, às 7h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento e às 8h foi dada a largada para ambas as distâncias. Com garoa e temperatura na marca dos 12°C, os corredores e caminhantes passaram pelas ruas e avenidas do entorno do Instituto Educacional.

Corredores amadores celebram o evento gratuito: a etapa Passo Fundo do Circuito CPFL Energia reuniu vários corredores e caminhantes amadores, que celebraram a realização de uma prova gratuita na cidade pelo segundo ano consecutivo.

“A corrida para nós representa um estilo de vida, corremos pelo prazer”, afirma Leandro Costa, responsável pela Leandro Costa Equipe de Corrida. “Essa é a segunda vez que participamos, sempre com grande volume de alunos. Esse evento trouxe para a nossa cidade uma estrutura de capital e isso estimula mais pessoas a virem correr”, completa Leandro, que venceu os 10 km. “O percurso já era bom e ficou ainda melhor, pois não tem muitas subidas e descidas e estimula os iniciantes”, ressalta o educador físico.

Praticante de corridas há 40 anos, José Oliveira Cavalheiro prestigiou o evento. “A corrida representa uma homenagem ao meu filho, pois quando ele faleceu prometi correr por ele até quando eu pudesse”, ressalta o passo-fundense de 74 anos. “Deixo um recado para a gurizada: caprichem na corrida, pois é um esporte que não tem idade. Pretendo correr até os 80 anos se Deus quiser”, ressalta.

Campeões: na corrida de 5 km, a vitória ficou com Rodrigo Nunes ao marcar 17min17, seguido por Sandro Ascenço (18min57) e Paulo Roberto Massmann (19min13), enquanto entre as mulheres Franciele Machado venceu com 23min33, seguida por Graciela Palmeiras (24min17) e Ana Paula Soares (25min02). Já nos 10 km, Leandro Costa venceu com 31min23, seguido por Marco Antonio de Almeida (34min19) e Vinicius da silva (35min03), enquanto na categoria feminina a campeã foi Patricia Grasiela Maidone (40min51), seguida por Glaucia Placotnik (41min21) e Camila de Moraes (43min).

“Mesmo com um dia chuvoso, a presença da nossa população foi muito importante na etapa Passo Fundo do Circuito CPFL Energia, que visa estimular os cuidados com a saúde e prática de esportes para qualidade de vida”, afirma Eliana Bortolon, Consultora de Negócios da RGE, empresa do grupo CPFL Energia. “É uma grande satisfação levar um evento como esse para as pessoas, de forma totalmente gratuita, tanto para atletas profissionais, quanto para a população em geral”, completa a dirigente.

As próximas provas do circuito serão em São Leopoldo (22/05), Caxias do Sul (29/05), São José do Rio Pardo (05/06), Praia Grande (12/06), Indaiatuba (19/06), Bauru (26/06), Campinas (20/08) e Franca (04/09). Os resultados completos e as fotos da prova de Passo Fundo, assim com as inscrições para as próximas etapas, estão disponíveis no site circuitocpflenergia.com.br.

A etapa Passo Fundo do Circuito CPFL energia é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com patrocínio da CPFL Energia e apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

Confira momentos da corrida: