cafe filosófico

Contardo Calligaris estreia no teatro

O que é um Homem? Como é ser Homem? Essas indagações são o centro da trama de O Homem da Tarja Preta, estreia de Contardo Calligaris como autor teatral. A história é um monólogo onde o experiente ator Ricardo Bittencourt interpreta um pai de família que renuncia ao dever conjugal para se ocupar do trabalho que trouxe para casa. Na solidão da madrugada, ele se traveste de prostituta e se aventura numa viagem de autoconhecimento que tem como palco uma sala de bate-papo da internet.

O texto foi escrito especialmente para o ator Ricardo Bittencourt, que acumula, em seus mais de 20 anos de carreira, atuações notáveis. Junto com Paulo Dourado fundou um dos mais expressivos grupos de Teatro da Bahia: Los Catedrásticos. Em São Paulo, durante 8 anos, fez parte do grupo Uzyna Uzona dirigido por José Celso Martinez Correa tendo atuado nas montagens  Os Sertões e Os Bandidos no Teatro Oficina.

O tema da crise da masculinidade era assunto recorrente dos pacientes do psicanalista Contardo Calligaris. "Ser homem não é mais fácil do que ser mulher; a masculinidade é, para os próprios homens, um drama, pois ela é, ao mesmo tempo, uma obrigação e um enigma", explica o autor. Para os homens, o texto é quase uma revelação, como explica Ricardo Bittencourt: "teve o efeito de uma quase autorização para eu viver minha sexualidade em toda sua plenitude.

A direção da peça ficou por conta da atriz e diretora Bete Coelho. "Muito poucos nesta vida me deram tanto num processo de teatro quanto Bete Coelho me dirigindo neste sonho do Homem da Tarja Preta", afirma Bittencourt sobre o trabalho com a diretora.

O Homem da Tarja Preta, peça com patrocínio da CPFL Energia, é um texto que traz para os palcos uma das maiores questões da vida moderna: não é fácil ser homem.

TEATRO EVA HERZ (166 lugares)
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – telefone: 3170-4059.
São Paulo
 
Bilheteria: Segunda a sábado, das 14h às 21h. Domingo das 12h às 20h.
Ingressos à venda pela Internet: www.teatroevaherz.com.br
Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito.
Quintas e Sextas às 21h.
Ingressos: R$ 20,00
Duração: 60 minutos
Recomendação: 16 anos
Temporada: até 19 de junho
Patrocínio: CPFL Energia
 
Ficha técnica

Autor: Contardo Calligaris
Ator: Ricardo Bittencourt
Direção: Bete Coelho
Cenografia: Flavia Soares
Luz: Wagner Freire
Diretor Musical: Renato Godá
Cenotécnico: Domingos Varella
Produção: Vivian Golombek