Confira a programação do Café Filosófico e do Invenção do Contemporâneo da TV Cultura em fevereiro
Café Filosófico
01/02 | dom | 22h
Transformando dor em alegria
com Isabel Fortes
Qual é o espaço que o mundo atual dá para a dor? Talvez muito pouco, como se fosse possível eliminar esse sentimento. A dor, queira ou não, faz parte da vida, assim como a alegria e o prazer. A psicanalista Isabel Fortes nos ajuda a entender que estes sentimentos co-habitam dentro de nós. Nietzsche alega que a dor pode se transformar em força. Freud diz que é preciso compreender quando e porque se dá em nós a co presença de dor e prazer. Resta saber que destino queremos dar para nossa dor?
08/02 | dom | 22h
Enfrentar a dor: diferentes modos ontem e hoje
com Noemi Araújo e Regina Herzog
Nós somos também as dores que carregamos. A dor que é sempre ruptura, separação, violência…
Neste Café Filosófico a psicóloga Regina Herzog fala sobre as maneiras de lidar com a dor, nas sociedades de ontem e de hoje. Ela traz `a tona a contradição da condição humana: precisamos do outro para estar bem, mas o outro nos provoca sofrimento.
Neste mesmo programa a psicanalista Maria Noemi Araújo ajuda a entender o constante mal-estar que enfrentamos para conseguir viver em sociedade e explica como nascem os nossos traumas.
15/02 | dom | 22h
Transformações do sofrimento psíquico
com Christian Dunker
Neste Café filosófico o psicólogo e psicanalista Christian Dunker fala sobre as transformações do sofrimento psíquico, traçando um panorama histórico dos últimos 100 anos. Ao longo dos tempos ele foi reconhecido e tratado de diferentes maneiras. `A medida que o mundo se transforma novos olhares são lançados sobre este tipo de sofrimento. A cada época o seu sofrer. Dunker ainda nos traz a noção de que o sofrimento psíquico está relacionado também ao nosso modo de expressão, a maneira como conseguimos ou não falar sobre ele.
22/02 | dom | 22h
Ética do cotidiano
com Clóvis de Barros Filho e Mário Sérgio Cortella
Se antes a ética era um campo de conhecimento de estudiosos e especialistas, como filósofos, médicos e advogados, atualmente esta palavra entrou no vocabulário do nosso cotidiano e invadiu os noticiários. Será que as coisas que nos levam à indignação como a corrupção e a violência são mais frequentes nos dias atuais? Ou: elas sempre existiram e nós é que ficamos mais exigentes em relação a boas regras de conduta para uma convivência em sociedade? O significado de ética sempre foi o mesmo ao longo da história? Ela é um conceito universal? Afinal, o que é ética? Estas questões são discutidas pelos filósofos Clovis de Barros Filho e Mario Sergio Cortella neste Café Filosófico.
invenção do contemporâneo
04/02 | qua | 0h15
A última fatia do bolo: desafio do novo acordo global do clima
Com Tasso Azevedo
Chuvas torrenciais, secas sem precedentes. As alterações climáticas estão ficando mais visíveis a cada dia. Porque esse assunto se tornou uma das mais importantes discussões de nosso tempo e o que isso tem a ver com o cotidiano de cada um de nós?
A comunidade científica aponta a emissão de gases de efeito estufa como a principal responsável pelo aumento da temperatura na Terra. Governantes, cientistas e sociedade debatem a responsabilidade de cada país e de cada um de nós nas transformações climáticas do Planeta.
A série “mudanças climáticas: rumo a um novo acordo global”, é uma parceria da Cpfl e Planeta Sustentável, que teve como curador o engenheiro florestal Tasso Azevedo, que neste programa fala sobre o desafio para o novo acordo global de clima. Ele nos remete a questionamentos a respeito da economia que queremos seguir para um desenvolvimento sustentável e, se ainda há tempo de reverter com nossas ações o aquecimento do planeta, de que forma?
11/02 | qua | 0h15
Muito além da economia verde
com Ricardo Abramovay
A ideia de uma possível escassez de recursos naturais e do persistente problema das desigualdades sociais e econômicas entre os povos, colocaram em questão o modelo de desenvolvimento das sociedades contemporâneas.
A dificuldade natural de impor limites ao crescimento nos coloca diante de uma reflexão: qual o sentido que queremos imprimir naquilo que fazemos? Produzimos para que e para quem?
Neste programa, o sociólogo e economista Ricardo Abramovay aponta para Muito Além da Economia Verde: pensar em novas formas de consumo e em uma ética produtiva que realmente gere benefícios para as sociedades contemporâneas. Fala sobre novas formas de desenvolvimento e a necessidade de se reinventar a economia.
18/02 | qua | 0h15
O desafio da sustentabilidade
com Hugo Penteado
Os seres humanos, sua economia e seu sistema produtivo são dependentes da natureza. O programa faz um resumo dos problemas socioambientais criados pelo nosso sistema econômico e mostra como a teoria econômica tradicional ignora os fatores sociais e ambientais porque utiliza leis da física criadas há 200 anos.
25/02 | qua | 0h15
Desenvolvimento sustentável: uma utopia
com José Eli da Veiga
O economista José Eli da Veiga faz um histórico da utilização da expressão desenvolvimento sustentável. Primeiro ele esclarece os significados que cada uma dessas palavras têm e em seguida, sempre de um ponto de vista das ciências econômicas, ele apresenta os desdobramentos do conceito de desenvolvimento sustentável.