Café Filosófico

Confira a programação de janeiro do Café Filosófico na TV Cultura

05/01 | dom | 19h
reprise
fé líquida, com leandro karnal
o século 19 falava na morte de deus e o século 20 enfatizou o vazio de sentido. a fé customizada e pouco desafiadora dominou o século 21 ao lado da emersão de uma nuvem tecnológica que paira sobre todos como o espaço intangível da sociabilidade e da existência. seria um risco fenomenológico classificar a internet como o novo espaço do sagrado e do sentido? quem seria o homem religioso do mundo líquido? qual o espaço específico do cristianismo no “admirável mundo novo”?

12/01 | dom | 19h
reprise
fé e filosofia, com viviane mosé
segundo mosé, poeta, psicóloga, psicanalista, doutora em filosofia e especialista em políticas públicas, a fé não é exclusividade da religião. “ao contrário, as categorias da razão, que a princípio nos fornecem segurança e certeza, não passam de artigos de fé, assim como a ideia de verdade que hoje desmorona com a visibilidade das novas mídias”, diz. “vivemos a exaustão de um modelo de humano que nasceu para negar os afetos, o desconhecido e, com ele, o sagrado. diante disso prolifera a ausência de referências, tanto na razão quanto na fé”, completa. o objetivo do encontro é tratar do surgimento de um pensamento complexo, mais próximo do corpo e que não oponha fé e razão, mas que agregue vida e pensamento e aproxime os opostos. “tudo isso em sintonia com as novas mídias e os seus circuitos integrados em rede.”

19/01 | dom | 19h
reprise
fundamentalismo e geopolítica, com heni ozi cukier
as religiões como fonte de motivação e de identidade substituíram antigas ideologias. também falam amiúde sobre guerras cósmicas, invocando grandes batalhas metafísicas entre o bem e o mal. este é um drama participativo que exemplifica – e, portanto, explica – os aspectos mais profundos da vida. da luta divina ao serviço de batalhas políticas mundanas, fundamentalistas se utilizam de imagens religiosas, cujos incidentes de violência carregam o roteiro da guerra cósmica. nesse contexto, a fé possui relação íntima com estabilidade global, ordem e força geopolítica e também na formação da identidade das pessoas e na construção de nações.

26/01 | dom | 19h
reprise
fé, razão e fama, com fafá de belém e leandro karnal
produtos antigos, como a fama, assumiram nova dimensão a partir da experiência das redes sociais. existe uma nova liturgia: a foto, a selfie, a adoração de ídolos e a tentativa de parecer bem em uma sociedade do espetáculo. como funciona a espiritualidade no mundo em que ser é postar? as imagens de si substituiriam os ícones tradicionais do sagrado? como fica a nova fronteira do divino em realidades imateriais de bites e narcisos? qual padrão de felicidade associamos à fama? o encontro trata das novas epifanias do mundo líquido.