Café Filosófico

Confira 8 trechos do Café Filosófico CPFL feitos por mulheres, sobre mulheres

No mês do Dia Internacional da Mulher, é crucial reconhecer não apenas as conquistas alcançadas, mas também os desafios que as mulheres enfrentam em busca pela equidade.

Reunimos oito trechos inspiradores de palestras conduzidas por mulheres notáveis no Café Filosófico CPFL. Essas vozes, cada uma única em sua abordagem, falam sobre temas profundos e questões que vão desde feminismo e gênero até violência doméstica e privilégio.

>> Confira os trechos:

1) Simone de Beauvoir: Existe um Conceito Universal de Mulher? – Com Carla Rodrigues

“As mulheres não atingem a posição de sujeito.” A filósofa Carla Rodrigues analisou os pensamentos de Simone de Beauvoir para refletir se existe um conceito universal de mulher. Para isso, a filósofa comentou as proposições de Claude Lévi-Strauss, em que as mulheres eram usadas como forma de troca em seus casamentos. Segundo Carla, essa ideia confirma a teoria de Simone de Beauvoir, de que as mulheres não atingem a posição de sujeito.

2) Diferença e Privilégio: Anatomia de um Debate – Com Leandro Karnal e Djamila Ribeiro

Nesse Café Filosófico CPFL, Leandro Karnal e Djamila Ribeiro conduzem uma palestra sobre diferenças e privilégios. Em uma edição especial aos 20 anos do programa, Djamila refletiu sobre o papel da mulher na divisão do trabalho, e como as mulheres, na maioria das vezes, ficam com os trabalhos mais fáceis.

3) O Impacto das Filósofas: Das Reivindicações à Conquista de Direitos – Com Nastassja Pugliese

A filósofa Nastassja Pugliese falou sobre o papel das mulheres na sua profissão. Pugliese trouxe para o debate o desconhecimento de mulheres filósofas na antiguidade, uma vez que elas foram silenciadas. “Esse paradoxo que traz a dificuldade das gerações anteriores a minha de pautar a questão. Hoje, com toda certeza, a gente pode dizer que houve, há e haverá mulheres filósofas”, disse.

4) Gênero, Sexualidade, Maternidade e Feminismo – Com Maria Homem e Contardo Calligaris

Neste trecho do Café Filosófico CPFL, a psicanalista Maria Homem explica que limitar a ideologia de gênero somente a homem e mulher é como dividir o mundo em duas caixas, mas que na verdade, é algo muito maior e complexo.

5) Movimento feminista negro no Brasil, com Núbia Moreira

A socióloga Núbia Regina Moreira fala sobre como o senso comum vê as mulheres dentro da sociedade.

6) Butler, Davis e Fraser: feminismo e democracia, com Yara Frateschi

A filósofa Yara Frateschi traz uma reflexão sobre como funciona as injustiças institucionalizadas na nossa sociedade contra a mulher.

7) A violência contra a mulher no âmbito familiar, com Adriana Mello

A juíza Adriana Mello discute a violência contra a mulher no âmbito familiar, trazendo uma reflexão de como elas são encorajadas a desistirem de denunciar situações de violência doméstica.

8) Da Insubmissão Feminista na Atualidade – Com Margareth Rago

A historiadora da Unicamp, Margareth Rago, traça um panorama histórico do movimento feminista no país, destacando sua importância, a mudança nos assuntos discutidos e a questão do conhecimento do corpo feminino.