brasil-china

Conectando culturas por meio do Futebol

A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, promove iniciativas que aproximam as culturas chinesa e brasileira. E que tal fazer isso por meio do esporte?

O projeto denominado “Esporte Social”, leva o futebol a jovens em situação de vulnerabilidade social para comunidades de Campinas (SP) e, recentemente, também chegou à China. Em outubro de 2024, técnicos brasileiros de futebol, desembarcaram em Xian para atuar em escolas públicas, aplicando a metodologia de ensino de futebol utilizada em projetos sociais apoiados pelo Instituto CPFL.

Treinadores em atividade com as crianças de Xian, na China

Na última semana, o técnico Amarildo Arca se reuniu com os alunos brasileiros do projeto para compartilhar sua experiência de viagem à China: “Os treinadores chineses entenderam a filosofia brasileira! Nossa técnica e a maneira de trabalhar são diferentes, um pouco mais cadenciada. Há grandes diferenças entre as culturas esportivas, mas conseguimos desenvolver bem as habilidades dos alunos de lá.”, explicou Arca. 

Encontro do treinador Amarildo Arca com as crianças do Parque Oziel, Campinas – SP 

Levar esse conhecimento do Brasil para a China vai além do ensino do futebol: é compartilhar nossa cultura, ampliar horizontes e impulsionar novas oportunidades para crianças e adolescentes. Assim como o esporte transforma realidades aqui, também pode transformar por lá. 

E o aprendizado é uma via de mão dupla! “Os chineses são muito organizados, determinados e disciplinados. Essa maneira de trabalhar, a velocidade que os chineses têm em campo, pressionam o adversário, e isso é algo que podemos absorver aqui no Brasil.” – explica.  

A viagem à China proporcionou um aprendizado não só às crianças, mas também aos treinadores, que entenderam sobre como as metodologias esportivas estão sendo aplicadas em escolas e universidades. “A metodologia brasileira foi muito elogiada! A combinação da velocidade dos chineses com a técnica do futebol brasileiro mostrou que, juntos, podemos alcançar grandes resultados.” – conclui o treinador. 

Aluna do projeto ”Esporte Social“, no Parque Oziel, recebe do treinador brasileiro um uniforme da seleção chinesa de futebol.