Social

Com apoio do Instituto CPFL, Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis lança o projeto Hospital Amigo do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis, em parceria com o Instituto CPFL e a Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), lançaram no último dia 07/03, o projeto Hospital Amigo do Idoso. No evento, o médico especialista em envelhecimento Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), conversou com o público presente sobre a importância do enfoque no envelhecimento ativo e no atendimento à saúde do idoso. (Leia mais AQUI)

A elaboração do projeto contou com um apoio de R$ 250 mil realizado em dezembro de 2017 pelo Instituto CPFL, plataforma de investimento social da CPFL Energia, da qual fazem parte as empresas RGE e RGE Sul. O projeto, que é um desdobramento do Projeto “Cidade para Todas as Idades”, será desenvolvido ao longo de 12 meses. A ideia é tornar os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL) mais amigáveis aos idosos.

Essa necessidade foi observada após o município de Veranópolis elaborar um diagnóstico sobre a situação dos idosos com ampla participação da população veranense e definir um plano de ação.

As políticas públicas voltadas à população idosa de Veranópolis começaram a ser aprimoradas a partir de 2013, com parceria entre o Grupo CPFL Energia e o Conselho Municipal do Idoso, para a implementação do projeto “Cidade Para Todas As Idades”, coordenado tecnicamente pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR).

O projeto tem como finalidade identificar e atender às necessidades da população idosa do município e fortalecer a participação da população na formulação de políticas públicas.

Veranópolis, após concluir as quatro etapas do projeto, passou a fazer parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, uma rede da Organização Mundial de Saúde (OMS) com mais de 500 integrantes, em 2016.

O projeto Hospital Amigo do Idoso é uma proposta da Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), organização mantenedora do Hospital, junto com o ILC-BR.

O objetivo é aprimorar a atenção à saúde do idoso no HCSPL, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da OMS.

O lançamento contou com a participação da Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) Cláudia Fló, que compartilhou experiências com o projeto em São Paulo, onde há uma certificação estadual para hospitais amigos do idoso.

Além de representantes dos parceiros estavam presentes autoridades locais, representantes da sociedade civil, representantes do Instituto CPFL e da RGE e funcionários do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, além da comunidade em geral.

Fotos: Leticia Ana Fracasso