Com 200 vagas, projeto esportivo é lançado em Santos
O programa CPFL Jovem Geração vai iniciar as atividades gratuitas em Santos (SP), com aulas de futsal e handebol para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Realizado pela Associação Esportiva e Cultural Futebol e Arte (AECFA), por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e com apoio da Goall Impacto Social, o projeto Bola na Área ano Preto oferece 200 vagas distribuídas na UME Monte Cabrão e no Instituto Vida Plena, promovendo o acesso ao esporte e o fortalecimento comunitário por meio da prática esportiva. As atividades do projeto incluem uniforme completo, lanches nas aulas e encontros duas vezes por semana, garantindo não apenas o desenvolvimento físico e técnico dos inscritos, mas também o fortalecimento de valores como solidariedade, respeito, cooperação e trabalho em equipe.
O Bola na Área integra o CPFL Jovem Geração, frente de atuação do Instituto CPFL que apoia projetos de esporte e cultura no contraturno que beneficiam mais de 15 mil crianças e adolescentes por ano. “O esporte tem o poder de transformar realidades. Ao apoiar projetos como o Bola na Área ano Preto, o Instituto CPFL contribui para que crianças e adolescentes encontrem no esporte um espaço de aprendizado, convivência e construção de valores que vão além das quadras”, declara Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Marina Borges, representante da Goall Impacto Social, reforça o potencial do esporte como instrumento de transformação social. “Mais do que a prática do futsal e do handebol, o Bola na Área ano Preto forma cidadãos. As experiências dentro e fora da quadra contribuem para a construção de vínculos, autoestima e pertencimento nas comunidades atendidas”, afirma Marina.
CPFL nas comunidades
O projeto Bola na Área também marca a inauguração do terceiro polo do CPFL nas Comunidades, diretriz que prevê a concentração de projetos sociais na mesma região. Santos é a terceira cidade escolhida pelo Instituto CPFL para reunir atividades.
Em João Câmara (RN), a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia apoia, há um ano, o Energia Sonora, que ministra aulas de música voltadas para crianças e adolescentes, contemplando formações em percussão e cordas para jovens das comunidades do Assentamento Santa Terezinha, da Associação Comunitária do Amarelão e da Associação Comunitária de Serrote de São Bento; o Fábrica de Atletas, que oferece aulas gratuitas de futebol para meninos e meninas entre 6 e 17 anos no contraturno escolar; e a Carreta Literária, biblioteca permanente que conta com um acervo de 600 livros, abrangendo diversos títulos infanto-juvenis. Essas iniciativas integram a frente CPFL Jovem Geração. Periodicamente, a região ainda recebe a visita do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido à energia solar e que faz parte da frente Circuito CPFL, que leva cultura e entretenimento para cidades nas quais o grupo CPFL Energia atua.
Já em Campinas (SP), no Parque Oziel, o Instituto CPFL, também por meio da CPFL Jovem Geração, apoia o Esporte Social, projeto que oferece aulas de futebol a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no contraturno escolar, o projeto Eclipse que oferece oficinas de dança, trazendo ritmos de origem africana, cultura hip-hop e até C-pop (música pop chinesa), promovendo expressividade, identidade e inclusão no contraturno escolar, e a Carreta Literária. A comunidade recebeu o CineSolar, em abril deste ano.