Circuito

Cinesolar e Instituto CPFL celebram produção independente brasileira em 42 obras audiovisuais

Produções integram a “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON – Panorama Brasil ”, com curtas-metragens e videoclipes vindos de todas as regiões do país

O Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, e a CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL, lançam no dia 29 de outubro de 2021 o programa Panorama Brasil que integra a “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON”.

Com 42 obras de curtas-metragens produzidos por realizadores de comunidades, periferias, coletivos e escolas de 14 estados espalhados pelas cinco regiões do país, o programa Panorama Brasil reúne filmes que trazem temáticas relevantes e novas visões de mundo da sociedade atual. São produções que dialogam sobre questões  ambientais, sustentabilidade, identidade e pertencimento, relações interpessoais e adolescência. Alguns títulos, inclusive, abordam a pandemia de Covid-19.

Estas novas produções que integram o “Panorama Brasil” juntam-se aos 14 curtas-metragens do  Programa Animações da Mostra, que foi lançado no último dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. Todos os títulos poderão ser assistidos gratuitamente pelo site www.mostracinesolar.com.br até o dia 31 de dezembro.

“São trabalhos incríveis que representam a originalidade e garra dos realizadores audiovisuais independentes brasileiros, além de coletivos e projetos sociais e educativos. Ficamos extremamente felizes com o resultado e agora compartilhamos essas ricas produções com o público”, declara Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

Contemplando uma visão abrangente da produção audiovisual do país, a “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON” tem o objetivo de contribuir para o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, além da proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

“Temos em nossa veia a produção audiovisual. Multiplicamos reflexões e conhecimento há 18 anos desta maneira e, por isso, acreditamos que essa mostra on-line também vai dar palco para um universo cultural múltiplo, rico de novas ideias, regionalismos e personagens diversos. É essa expressividade que ansiamos ver nos curtas selecionados”, comenta o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

 

Destaques do Panorama Brasil

Confira abaixo 15 destaques do programa Panorama Brasil da “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON” que abrangem as cinco regiões do Brasil.

A lista completa contendo as sinopses e os estados do Panorama Brasil e também do Programa Animação, que integram o evento, pode ser consultada aqui: http://mostracinesolar.com.br/obras-selecionadas/ .

 

  • “Neguinho”, de Marçal Vianna – Rio de Janeiro – 2020 – 20 minutos

Sinopse: Jéssica, mãe de Zeca, um menino da periferia que ganhou uma bolsa numa escola particular, é chamada para uma reunião com a professora do seu filho. Em um encontro cheio de farpas, reflexões e visões de mundo distintas, um veredicto é dado e o destino de Zeca precisará ser decidido.

Neguinho

 

  • “Seremos Ouvidas”, de Larissa Nepomuceno – Paraná – 2020- 12 minutos

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidade diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

 

  • “O Poder da Menstruação”, de Letícia Guimarães Alambert, Melissa França, Rafaella Silva, Rebeca do Espírito Santo e Tayná Oliveira – São Paulo – 2020 – 15 minutos.

Sinopse: O curta explora as fases do ciclo menstrual em consonância com as fases da natureza e a vida cotidiana. Em busca da reconexão do ser humano com seu corpo e a natureza ao seu redor, o curta aborda um olhar amoroso e consciente para o corpo, que sangra a cada mês, e para o meio ambiente, que recebe o impacto do sangue descartado apresentando soluções mais leves, saudáveis e sustentáveis.

O Poder da Menstruação

 

  • “O Grande Amor de um Lobo”, de Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa – Rio Grande do Norte – 2019 – 12 minutos

Sinopse: Em “O grande amor de um lobo”, dirigido por Kennel Rogis em parceria com o jovem protagonista Adrianderson Barbosa, o sonho de se tornar ator de cinema se desdobra em camadas documentais e ficcionais. Adrianderson, que vive em São Miguel do Gostoso – RN, conta-nos sobre sua vida e seus projetos para o futuro, ao mesmo tempo em que encena um filme de amor roteirizado por ele mesmo.

 

  • “Entre Muros”, de Gleison Mota – Bahia – 2021 – 15 minutos

Sinopse: Em suas férias escolares, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.

Entre Muros

 

  • “Das Raízes às Pontas”, de Flora Egécia – Distrito Federal – 2015 – 20 minutos

Sinopse: Luiza tem 12 anos e fala com orgulho de seu cabelo crespo e sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. O cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e ato político. Os entrevistados, dos mais diversos perfis falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas.

 

  • Curta Ser Saudável, de Filipi Silveira – Mato Grosso do Sul – 2012- 18 minutos

Sinopse: Com uma abordagem divertida e educativa, o filme apresenta que um hábito saudável vai muito além de motivos nutricionais.

 

  • “Do Maravilhoso Amazônico: O Cabeça de Cuia e a Mãe da Seringueira”, de Eva da Silva Alves e Renato Fernandes Caetano – Rondônia – 2021 – 8 minutos

Sinopse: O documentário “Do Maravilhoso Amazônico” é costurado pelas narrativas fantásticas de uma mulher seringueira, que trabalhou em seringais da Bolívia e de Rondônia. Maria Francisca nos conta relatos de suas vivências em uma Amazônia misteriosa, povoada por seres encantados que realizam uma espécie de intermediação entre o mundo selvagem das florestas e o mundo sociocultural dos homens. São duas as narrativas apresentadas no documentário: o Cabeça de Cuia e a Mãe da Seringueira.

 

  • “A Hora da Fruta”, de Maia Silva – Santa Catarina – 2018 – 9 minutos

Sinopse: Tuco, um curioso garoto, descobre um palco abandonado no projeto social em que estuda e resolve fazer shows silenciosos para ganhar dinheiro com seus colegas. Curta metragem produzido na Associação Casa São José, uma OSC situada na comunidade da Serrinha, Florianópolis-SC.

 

  • “Antes de Chegar na Sua Mesa, Passa Pelas Nossas Mãos”, de Erick Maximiano Oliveira – Minas Gerais – 2019 – 14 minutos

Sinopse: Real experiência, vivida e documentada por Erick Maximiano Oliveira (Cineasta e Ator). No ano de 2017, Erick acompanhou uma turma de trabalhadores rurais durante a colheita de café. Região montanhosa do Leste de Minas. O Filme conta um pouco do dia a dia dos trabalhadores, suas dificuldades, suas alegrias, sonhos, todos em busca de um lugar ao Sol. Com uma cinematografia simples, e uma linguagem atual.

Antes de Chegar na Sua Mesa, Passa Pelas Nossas Mãos

 

  • “Pedalando Pela Transamazônica BR-230 – Qual o Valor da Água Para Você?”, de Marcio Martins – Pará/São Paulo – 2021 – 11 minutos

Sinopse: Pedalar pela Transamazônica foi como estar em um Brasil diferente. Conversar com moradores amazônicos, conhecer protetores da floresta, ouvir relatos de seca na Amazônia foram fatos que mudaram os rumos do ciclo jornada do projeto Pedalágua.

 

  • “Manifesto O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares”, de Guilherme Patriota e Laura Sousa – Pernambuco – 2021 – 20 minutos

Sinopse: O manifesto traz ao centro as vozes daqueles que ocupam as cidades, ruas, praças, transportes coletivos, feiras e demais espaços populares, levando música, interação e performance para os transeuntes em Pernambuco. Os  tons são ouvir e dialogar, e a frase mais audiente é: A polifonia é livre!

 

  • “Trincheira”, de Paula Silver – Alagoas – 2019 – 14 minutos

Sinopse: Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

 

  • “Desacuendando o Acuenda”, Ana Carolina Marinho e Anna Zêpa – São Paulo – 2021 – 15 minutos

Sinopse: Um grupo de drags queens do Jardim Romano, periferia do extremo leste de São Paulo, descortina um dia de apresentação sob a curiosidade do olhar da criança. O que é ser drag?

Desacuendando o Acuenda

  • Meu Lugar, Ubaranas, de Lucas Gomes – Ceará – 2019 – 4 minutos

Sinopse: O lugar onde as pessoas vivem contam muito sobre elas, ou seriam elas, as pessoas, que   contam muito sobre seu  lugar? Com a missão de falar do seu lugar, André faz um mergulho naquilo  que é, aos seus olhos, mais contundente no lugar onde vive.

 

A “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON (Programa Panorama Brasil) é realizada através do ProAC, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e  da Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Curadoria:

O chamamento para a seleção da mostra foi iniciado em agosto deste ano pelo Cinesolar com apoio curatorial da Margem Entretenimento, que trouxe sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual.

Ao longo do período de chamamento, aproximadamente 220 filmes foram inscritos por realizadores audiovisuais de todo o Brasil, como detalha Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

 

Masterclass, oficinas e entrevistas:

Além de terem os  filmes exibidos durante a mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor.  A programação completa será divulgada em breve no site oficial do evento.

O público vai poder conferir ainda no mês de dezembro, no site oficial da mostra,  vídeos de depoimentos dos diretores que integram o evento falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual, principais referências e etc.

Ainda no mês de outubro, também em celebração ao Dia das Crianças, o Cinesolar e o Instituto CPFL realizam oficinas de animação em cidades do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui: https://mostracinesolar.com.br/oficina-animacao/ .

 

Serviço:

O quê:  1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON – PROGRAMA PANORAMA BRASIL.

Quando: De 29  de outubro a 31 de dezembro de 2021

Onde assistir: www.mostracinesolar.com.br

Quanto: Grátis