cafe filosófico

cine cpfl cultura | abril/2015: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

cine cpfl cultura | abril/2015: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

num mundo oprimido pelo cinza das ruas, é difícil mergulhar na obra de wes anderson sem estranhamento. as cores primárias saturadas em ângulos abertos e personagens caricatos criam um enganoso universo lúdico – mas não há nada de infantil neste retrato. pelo contrário, poucos são os cineastas capazes de levar tão a sério, e de forma tão original, os dramas que transformam as crianças em jovens adultos e adultos em velhas crianças com temáticas como a desintegração familiar, os amores contrariados, a violência. a concessão à fantasia é um grito contra uma realidade obscura e carregada da pós-modernidade. em wes anderson, essa dimensão é extrapolada até o limite do absurdo, o que transforma o diretor num dos símbolos máximos da chamada geração pós-mtv.

09/04 | qui | 19h

os excêntricos tenenbaums

wes anderson, 2001, drama-comédia, 109 min, 12 anos

royal tenenbaum (gene hackman) e sua mulher, etheline (anjelica huston) tiveram três filhos – chas, margot e richie – e então se separaram. chas (ben stiller) começou a investir em imóveis ainda adolescentes e parecia ter um dom quase sobrenatural para finanças internacionais. margot (gwyneth paltrow), uma jovem dramaturga, recebeu, ainda no primeiro colegial, uma bolsa de estudos de us$ 50.000. richie (luke wilson) foi campeão juvenil de tênis e vencedor do campeonato nacional por três anos consecutivos. entretanto, absolutamente todos os feitos brilhantes dos jovens tenenbaums foram esquecidos após duas décadas de traições, fracassos e tragédias.

16/04 | qui | 19h

viagem a darjeeling

wes anderson, 2007, drama-comédia, 91 min, 12 anos

em ‘viagem a darjeeling’, obra do diretor wes anderson, três irmãos que não se falavam há um ano partem em uma viagem de trem através da índia numa tentativa de reatarem seus laços fraternos. no entanto, essa sua ‘busca espiritual’ sai rapidamente de curso (devido a eventos envolvendo analgésicos sem receita, xarope indiano para tosse e spray de pimenta), e eles acabam perdidos no meio do deserto com onze malas, uma impressora e uma máquina plastificadora. é aí que uma nova viagem totalmente não planejada se inicia.

antes do filme, será exibido o café pocket o ódio nas ruas, uma entrevista com o filósofo luiz felipe pondé , (10 min, 2013).

23/04 | qui | 19h

moonrise kingdom

wes anderson, 2012, drama-comédia, 94 min, 12 anos

ambientado em uma ilha na costa da nova inglaterra, no verão de 1965, ‘moonrise kingdom’ conta a história de dois jovens de 12 anos que se apaixonam, fazem um pacto secreto e fogem juntos para o campo. à medida que várias autoridades tentam capturá-los, uma violenta tempestade está se formando e a pacífica comunidade da ilha vira de ponta-cabeça de todas as formas possíveis. bruce willis é o xerife local, o capitão sharp. edward norton é um líder de tropa escoteira, o mestre ward. bill murray e frances mcdormand são os pais da menina, sr. e a sra. bishop.

antes do filme, será exibido o café pocket elitismo, autonomia, populismo: os intelectuais na transição dos anos quarenta, uma entrevista com o sociólogo milton lahuerta , (7 min, 2014).

30/04 | qui | 19h

o grande hotel budapeste

wes anderson, 2014, drama-comédia, 99 min, 14 anos

no período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século xx.

antes do filme, será exibido o café pocket as ruas e a democracia: ensaios sobre o brasil contemporâneo, uma entrevista com o sociólogo marco aurélio nogueira, (8 min, 2014).

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;