Chang Dai-chien
Um dos maiores artistas da China viveu no Brasil e criou diversas obras inspiradas na paisagem chinesa montada em Mogi das Cruzes.
Foram cerca de 2 décadas de convivência no Brasil sem sequer falar português, mas isso não impediu que o artista chinês Chang Dai-chien transformasse um pedaço de terra de Mogi das Cruzes em um pedaço da China no Brasil. O jardim das 8 virtudes, sua criação, era visitado por pessoas ilustres de todo o Brasil e serviu de inspiração para as próprias obras de arte criadas por ele. Estima-se que foram 30.000 trabalhos ao longo da vida, com uma carreira reconhecida mundialmente e com boa parte dela sendo criada aqui. Conheça a história de Chang Dai-chien, o artista chinês que escolheu o Brasil como sua segunda casa.
Sobre a websérie “Brasil, traços da China”
A presença da China no Brasil é mais antiga do que se pensa: os primeiros chineses imigraram junto com Dom João – ele gostava de chá, e trouxe chineses para produzirem aqui. Junto com a corte portuguesa, diversos aspectos culturais vieram junto. Hoje, o impacto não é pequeno. A cultura brasileira tem variadas influências chinesas: arquitetura, arte, culinária.
Composta por 12 episódios, a série foi lançada em 2021 pelo Instituto CPFL em parceria com produtora Liquid Media Lab. A iniciativa, que faz parte da frente #CPFLIntercambioBrasilChina, ajuda a construir pontes entre as culturas e a reduzir estereótipos e preconceitos.