Social

ESGOTADO! Campinas recebe especial de 20 anos do Instituto CPFL no Castro Mendes, dia 18

Programação especial de aniversário vai reunir músicos do Instituto Anelo, Djamila Ribeiro e Leandro Karnal no Teatro Castro Mendes

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social do Grupo CPFL Energia, completa 20 anos em 2023 e vai celebrar a data reunindo, em um especial em Campinas (SP), a frente que apoia projetos sociais, CPFL Jovem Geração, e a já consagrada frente Café Filosófico CPFL. Realizado no Teatro Castro Mendes, no dia 18 de outubro, com entrada gratuita, o evento contará com uma apresentação de músicos do Instituto Anelo e, na sequência, uma gravação especial do Café Filosófico CPFL – que também comemora duas décadas de história em 2023.

Criado em 2003 com uma agenda cultural intensa, como saraus, peças de teatro, concertos de música, sessões de cinema e palestras do Café Filosófico, o Instituto CPFL, então chamado Espaço Cultural CPFL, tornou-se uma referência para a cidade e para outras regiões. A partir daí, em 2009, o Café começa a percorrer outras cidades, levando grandes pensadores pelo Brasil. 

Por meio de um processo de digitalização, em 2009, o Café foi para a internet. Isso permitiu que pessoas de todo Brasil – e do mundo – pudessem apreciar os grandes pensadores e pensadoras, unindo essa comunidade em uma rede de reflexões. Em 2012, nasce o Circuito CPFL que, até hoje, leva atividades culturais para mais de 100 cidades. 

A partir da necessidade de ampliar a presença nas cidades onde o Grupo CPFL atua, em 2020, o Instituto CPFL estende a sua atuação para cinco frentes com forte investimento na área social, usando a cultura, o esporte e a educação como ferramentas de transformação social. 

“Campinas é o berço do Instituto CPFL e, poder celebrar um marco tão importante aqui, é vivenciar o que chamamos de valor compartilhado com a sociedade. Cada vez mais, buscamos apoiar iniciativas sociais com potencial de transformar  realidades, fortalecendo o nosso compromisso público presente na Agenda ESG de todo o Grupo CPFL”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Nesses 20 anos, o Instituto CPFL já realizou, através da frente Café Filosófico CPFL, mais de 950 palestras, mais de 3 mil horas de gravação e já recebeu mais de 600 palestrantes que compartilharam importantes reflexões com o público de todo o Brasil e com uma comunidade digital com cerca de 1 milhão de pessoas.

Programação
Os músicos do Instituto Anelo sobem ao palco para apresentar duas músicas autorais, “Aonde foi” e “Nosso lugar”. Esta última, lançada em 2022, marcou o início da atuação do Anelo como selo de produção musical e gravação. A letra de “Nosso Lugar” foi composta em português, mas o refrão ganhou versões em crioulo haitiano, como homenagem aos imigrantes, e em inglês, idioma compreendido no mundo todo.

O grupo será composto por 20 músicos e uma pluralidade de instrumentos solistas como violoncelo, violino, percussão, acordeom, teclado, violão, além de doze vozes no coro.

O Instituto Anelo foi criado há 23 anos e, hoje, atende cerca de mil alunos ao longo do ano. Ao longo dessa trajetória, o projeto já beneficiou mais de 10 mil pessoas. A iniciativa, que há 4 anos tem apoio do Instituto CPFL através da frente CPFL Jovem Geração, faz da música a ferramenta de transformação social.

Na sequência, entra em cena outro aniversariante, o Café Filosófico CPFL, que também completa 20 anos em 2023. O broadcast de reflexões do Instituto CPFL vai realizar uma gravação inédita com dois grandes nomes do pensamento contemporâneos: a filósofa Djamila Ribeiro e o historiador Leandro  Karnal.

Com o tema “Diferença e privilégio: anatomia de um debate”, o Café Filosófico CPFL vai abordar os caminhos possíveis para debater diferença e privilégio. À frente dessa conversa, Djamila e Karnal contam suas trajetórias, retomam as matrizes da desigualdade no Brasil e apontam para práticas de superação da desigualdade.

“Somos diferentes em quase tudo. O tema da desigualdade intrigou Rousseau, Adam Smith, Marx, Aimé Césaire, Achille Mbembe, Angela Davis, Lélia Gonzalez e muitos outros. Seria biológica a fonte da diferença?”, questiona Djamila. 

Leandro Karnal percorre algumas abordagens sobre a origem das desigualdades. “Houve quem atribuísse a uma origem divina. Liberais analisaram o esforço desigual das pessoas. Alguns pensadores identificaram uma estrutura econômica geradora de desigualdades. Qual o grau “tolerável” de diferença?”.

No Brasil de hoje, quais os caminhos possíveis para o debate sobre diferença, privilégio e desigualdade econômica?

Ação social
O evento também propõe uma doação opcional de 1kg de alimento não perecível para as instituições de Campinas atendidas pelo “Semear”, programa de voluntariado corporativo do Grupo CPFL Energia. A ação vai beneficiar o Centro de Promoção para um Mundo Melhor (CEPROMM), entidade localizada no Jardim Itatinga que atende diariamente 270 crianças e adolescentes; e o Projeto Há Esperança, que atende pessoas em situações de vulnerabilidade no Parque Oziel.

O evento pode ser acompanhado pelo público, gratuitamente. Para quem não conseguir ingresso ou optar por acompanhar o evento na área externa, haverá um painel de led de 4×3 metros na praça, em frente ao teatro, além de uma área de alimentação com food trucks.

O Café ao Vivo tem classificação indicativa de 14 anos e a transmissão online será no canal do Café no Youtube.

Serviço 
O quê: Especial de 20 anos do Instituto CPFL em Campinas
Quando:  18 de outubro, quarta-feira, às 19h30
Onde: Teatro Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas (SP)
Transmissão ao vivo: https://bit.ly/457WCI6
Classificação indicativa: 14 anos.
Transmissão ao vivo: https://bit.ly/457WCI6