cafe filosófico

café filosófico especial com lançamento do livro: psicanálise – a clínica do real

Café Filosófico especial com lançamento do livro: psicanálise – a clínica do real from instituto cpfl | cultura on Vimeo.

lançamento do livro: Psicanálise – a clínica do real

Com Jorge Forbes, Claudia Riolfi, Elza Macedo, Liége Lise e Luiz Fernando Carrijo da Cunha

O livro apresenta um panorama claro, ordenado, de como se entende a prática da psicanálise hoje. A obra se organiza de acordo com os tempos de um tratamento analítico: a entrada em análise, a condução do tratamento, as dificuldades de percurso e os finais da análise. Seu conteúdo reflete um extenso debate sobre os temas fundamentais à prática da psicanálise no século XXI.

25.05.12 - Cafe Filosofico - Jorge Forbes Fotos: Tatiana Ferro

“PSICANÁLISE – A clínica do Real” é um livro que conta de maneira clara, precisa e clínica, como de dá, hoje, um tratamento psicanalítico, passo a passo. A obra de 570 páginas é dividida em quatro unidades, cada uma, em média, com oito capítulos. Essas unidades seguem a lógica de um tratamento: 1. como se entra em análise?; 2. como se dirige o tratamento?; 3. os detalhes e as dificuldades de percurso; 4. a finalidade e os finais de análise. Sob a direção de Jorge Forbes e organização de Cláudia Riolfi, o livro foi escrito por quatorze autores, todos do Campo Freudiano, de orientação lacaniana. O público alvo é extenso: dos profissionais psis aos universitários, esse estudo também interessa a todos que querem saber da psicanálise do século XXI, por motivo intelectual ou pessoal.

Jorge Forbes