Café Filosófico

Café Filosófico CPFL retorna ao estúdio com novidades nesta quinta, 4

Broadcast de reflexões do Instituto CPFL retoma gravações em estúdio, com a presença de público e transmissão ao vivo pelo Youtube

Após dois anos e meio de programas transmitidos diretamente da casa dos palestrantes, o Café Filosófico CPFL está de volta ao estúdio na sede do Instituto CPFL, em Campinas (SP). A partir desta semana, as gravações do programa voltarão a ser semanais, com a presença do público, em um espaço com novo cenário e novas tecnologias de captação. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcast.

“Uma das principais características do Café Filosófico CPFL é a contemporaneidade. Com a pandemia, nos adaptamos a um formato totalmente online para seguir proporcionando encontros com o público. Agora, de volta ao estúdio, recobramos nosso formato original para continuar colaborando com a produção e difusão de conteúdos relevantes à sociedade brasileira”, observa o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

As novidades começam por uma mudança no novo layout do estúdio que mudou palco, mesas, cadeiras e bistrôs. “Deslocamos o palco para o fundo do nosso estúdio, mudança que vai aproximar palestrante e plateia. Com essa nova disposição, ganhamos mais conforto para acomodar 130 pessoas na plateia. Além do novo layout do estúdio, nosso programa terá novos recursos audiovisuais que permitirão conectar o público que nos acompanha pela internet e o público presente, tudo em tempo real”, explica a produtora do Café Filosófico CPFL, Gabriela Gallo.

Já no cenário, além de novos painéis confeccionados especialmente para este retorno, um novo monitor foi incorporado ao espaço para reprodução de Libras no estúdio. “Antes, tínhamos janela de Libras apenas na transmissão online. Agora, também teremos o recurso dentro do espaço, através de um monitor exclusivo para um intérprete de Libras que atuará em tempo real”, conta a produtora.

Um dos pontos mais aguardados, o retorno do público está confirmado a partir deste 4 de agosto, com classificação indicativa de 14 anos. “O acesso para o público acontece a partir das 18 horas e será por ordem de chegada. Temos uma capacidade de 130 lugares e vale lembrar que a participação é gratuita”, complementa Gallo.

Novidades tecnológicas

O retorno do programa conta com novas tecnologias na captação de imagens, conforme explica a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto: “Entre os novos equipamentos, temos duas câmeras de cinema e uma câmera robótica com rotação de 360 graus. Também teremos um novo painel com tela de LED que vai melhorar a exibição de materiais de apoio, como imagens e vídeos. A gente volta com melhorias importantes para receber nosso público com ainda mais qualidade”.

Série inédita

O retorno do programa ao estúdio também marca a estreia de uma série inédita com curadoria do especialista em sustentabilidade, Ricardo Voltolini. Composta por quatro programas, “Nossa Cidadania Terrena” vai refletir sobre o futuro do planeta. “Enfrentar a crise planetária exigirá de todos nós, cidadãos terrenos, aprender sobre a nossa condição humana, sobre a compreensão, sobre as incertezas e sobre a ética do gênero humano”, explica Voltolini.

Ricardo Voltolini/Foto Paulo Ura

No primeiro episódio, “Somos o nosso clima, somos a nossa natureza”, o cientista e pesquisador do clima, José Antonio Marengo Orsini, vai abordar como o nosso estilo de vida impacta o clima e as futuras gerações. Ele percorrerá a necessidade de reconexão com os recursos naturais a partir da perspectiva de que os seres humanos são parte dela. Também falará sobre as possíveis soluções, como as ideias de floresta em pé, o pagamento por serviços ecossistêmicos, o rastreamento de cadeias de valor e o consumo consciente.

Marengo/Foto Léo Ramos Chaves

O debate é aberto ao público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. O Café Filosófico CPFL também conta com transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook.

Não haverá exigência de passaporte sanitário, conforme especifica a portaria 44 de novembro de 2021, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e também o decreto nº 22.146 da cidade de Campinas (SP). Apesar de não ser obrigatório, o uso de máscaras é recomendado. O espaço vai disponibilizar frascos de álcool em gel para uso público.

Serviço

Gravação Café Filosófico CPFL com José Antonio Marengo Orsini, cientista

Quando: dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.

Participação online: https://youtu.be/xxeQFQGbw_E

Informações: institutocpfl.org.br