Café Filosófico

Café Filosófico CPFL recebe Nilton Bonder nesta quinta, 11

O rabino e escritor reflete sobre a redescoberta da importância do outro a partir da pandemia e como esse olhar revigorou a empatia nas relações humanas; o programa conta com a presença de público e transmissão ao vivo pelo Youtube

Café Filosófico CPFL ao vivo recebe o rabino e escritor Nilton Bonder nesta quinta-feira (11). Com o tema “Somos a nossa comunidade”, Bonder vai refletir sobre a noção de empatia que foi revigorada pela pandemia. As gravações do programa acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no Instituto CPFL, em Campinas.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcast.

Segundo Nilton Bonder, a pandemia fez ressurgir a importância com a dor do outro. “A pandemia redescobriu a importância do outro. Revigorou, em diferentes níveis, a noção de empatia que torna as relações humanas mais próximas porque nos faz sentir a dor do outro como se fosse nossa”.

Ele complementa sobre o sentido de comunidade: ”Nossas políticas públicas são orientadas de forma cartesiana e com base na noção de dependência. Na disseminação global dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a ONU tem insistido no conceito de que nenhum indivíduo deve ser deixado para trás. Não existe prosperidade quando ela não é uma ideia para todos”.

A edição faz parte da série “Nossa Cidadania Terrena” e tem a curadoria do especialista em sustentabilidade, Ricardo Voltolini. Em quatro programas, os palestrantes refletem sobre questões acerca do futuro do planeta e o que esse enfrentamento exigirá dos “cidadãos terrenos”.

O programa, que retornou ao estúdio no último dia 4/8, conta com novas tecnologias, como duas câmeras de cinema, uma câmera robótica com rotação de 360 graus e uma bodycam. A dinâmica do programa terá, ainda, um novo painel de LED que vai permitir a exibição de imagens e vídeos de apoio, além de integrar a participação do público online com quem estiver no estúdio.

Não haverá exigência de passaporte sanitário, conforme especifica a portaria 44 de novembro de 2021, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e também o decreto nº 22.146 da cidade de Campinas (SP). Apesar de não ser obrigatório, o uso de máscaras é recomendado. O espaço vai disponibilizar frascos de álcool em gel para uso público.