Café Filosófico

Café Filosófico CPFL na TV Cultura reexibe série “Transtornada mente”

Durante o mês de julho, os programas de domingo vão reapresentar os episódios que tratam sobre saúde mental; programa vai ao ar pela TV Cultura, às 19h

Divulgação/Acervo Instituto CPFL

O Café Filosófico CPFL iniciou no domingo passado (3), a reapresentação da série “Transtornada mente – uma visão da psiquiatria” na TV Cultura. A edição, que tem como curador o psiquiatra Neury Botega, propõe uma análise sobre o crescimento do número de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais.Ao longo da série os palestrantes tentam interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais, bem como esse fenômeno se associa com as mudanças pelas quais a sociedade tem passado.

Confira as próximas reprises:

Dia 10/7: “Dependência”, com Marco Bessa, psiquiatra
Neste programa, Bessa aborda o uso de drogas pela espécie humana desde os primórdios da história. Ele perpassa a relação ambígua com as drogas, que criam promessas de atingir o paraíso mas, por muitas vezes, resultam na dependência. O psiquiatra também aborda o fato de que, com a pandemia, houve um aumento considerável no consumo de substâncias psicoativas, ou seja, aquelas que agem no cérebro e alteram as sensações, o estado emocional e o nível de consciência.

Dia 17/7: “Ansiedade”, com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra
Nesta edição, Hetem dialoga sobre os momentos de ansiedade pelos quais todos estão passando, principalmente com a pandemia. Ele explica que a ansiedade pode ser normal, até um certo nível, e até mesmo importante a sobrevivência, como um gatilho de alerta e de precaução. Seria a ansiedade parte da constituição humana? Ela sempre existiu em nós ou é fruto de uma construção social? Será que a ansiedade vem se aprimorando no confuso e atordoado mundo contemporâneo? São essas as questões que o psiquiatra percorrerá.

Dia 24/07: “Insônia”, com Mario Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista
Como entender e diferenciar os vários aspectos da insônia, “distúrbio” aparentemente tão comum nos dias de hoje? Nesta reapresentação, Mario Eduardo explica que dormir aparece nos dicionários como o ato de estar entregue ao sono, de permanecer num estado de repouso, de suspensão da atividade motora e perceptiva. E perpassa se essa definição ainda se aplica ao sono da sociedade contemporânea e se a população está entregue plenamente ao ato de dormir.

O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts. O programa vai ao ar aos domingos, às 19 horas, com classificação de 14 anos.
Sobre o Instituto CPFL
Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.