Café Filosófico

Café Filosófico CPFL lança série de lives em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países. O Pacto Global da ONU no Brasil é a terceira maior rede do mundo, com mais de 1.500 participantes. Em 2015, eram menos de 500. Em 2020, segundo levantamento realizado pela Época Negócios, o Pacto Global foi considerado, pelas empresas que atuam no Brasil, a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do país.

O Movimento #MenteEmFoco é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, que estimula empresas a se comprometerem com a promoção da saúde mental. O projeto convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema.

#MenteEmFoco #ODS #ODS3

Em parceria com o Movimento #MenteEmFoco, o Café Filosófico CPFL lança em junho a série de lives Mente em foco: trabalho e saúde mental, com curadoria do psicanalista Pedro Ambra. A série é composta por duas lives que contextualizam as raízes e as implicações das complexas relações entre trabalho, saúde mental e discursos sociais. Algumas das questões que guiarão as reflexões da série são: existem saídas institucionais para o problema da saúde mental? Qual o papel do inconsciente e do desejo na manutenção de um modo de funcionamento que causa tanto sofrimento? Quais os impactos psíquicos, sociais e políticos de tais transformações na esfera do trabalho? 

Vale lembrar que, no início de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma condição ligada exclusivamente ao trabalho e, no limite, produzida por condições e relações laborais.

A live de estreia, com o próprio curador da série, Pedro Ambra, vai ao ar na quinta-feira, dia 9/6, às 18 horas, com o tema Sofrimento psíquico: entre o singular e o social. O psicanalista vai abordar a origem do sofrimento psíquico e perpassa a explosão nos casos de depressão, esgotamentos oriundos do trabalho e riscos de suicídio que acompanham as transformações de condições materiais de reprodução da vida, bem como de modalidades de sociabilidade.

A segunda live da série será com o psicólogo e filósofo Marcelo Galletti Ferretti, e vai ao ar na quinta-feira, dia 23/6, às 18 horas, com o tema Saúde mental e trabalho. Os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre a saúde mental da população mundial foram devastadores. A prevalência de ansiedade e depressão aumentou de forma drástica, os serviços de saúde mental sofreram importantes desfalques e os cuidados se concentraram sobre o tratamento, especialmente por meio da telemedicina. Cerca de 1,2 milhão de postos formais de trabalho foram perdidos só no primeiro semestre de 2020 e estimativas apontam que o desemprego atinge cerca de um quarto da população economicamente ativa. Essa situação catastrófica evidenciou ainda mais a importância da pauta da saúde mental no trabalho, cuja discussão e as formas de encaminhamento vêm sendo feitas, ao que tudo indica, de maneira cosmética. Nesta live a ideia é discutir maneiras de tratar o grave problema das doenças mentais e agravos relacionados ao trabalho no mundo contemporâneo, e questionar: o que seria preciso pôr em pauta para que esses problemas possam ser de fato encaminhados?

____________

Outras parcerias com o Pacto Global 
A parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil também está presente em outros formatos do Café Filosófico CPFL no mês de junho. No Café Expresso, que estreou uma série sobre o futuro do planeta, a parceria entre Café e Pacto Global está no episódio Emergência Climática, com a participação do CEO do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, que trata das responsabilidades e dos possíveis caminhos para redução dos impactos socioambientais. O episódio vai ao ar na TV Cultura e no Youtube do Instituto CPFL, na terça-feira, dia 14/6, às 23 horas.

____________

As lives e todos os episódios do Café na TV Cultura têm transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com transmissão online, programas de televisão e podcasts. Com 19 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.