Café Filosófico

Em julho, Café Filosófico CPFL exibe série Transtornada mente: uma visão da psiquiatria

Nos domingos 03, 10, 17 e 24 de julho, às 19h, na TV Cultura exibe a série Transtornada mente, uma visão da psiquiatria, que teve curadoria do psiquiatra Neury Botega.

A preocupação com a saúde de nossa mente é uma constante nos dias atuais. De tempo em tempo surgem estatísticas sobre o crescimento do número de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. Se há relatos milenares de casos de depressão, insônia e ansiedade, a vida em um mundo virtual parece ter aumentado a desadaptação na vida real, gerando timidez, agorafobia, bem como intolerância e agressividade. Como interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais? Como o fenômeno se associa com as mudanças por que passa a nossa sociedade?

Episódios:

03/07 | dom | 19h
Depressão, com Neury Botega, psiquiatra
Um contato franco com nosso mundo interno envolve, de fato, certa dose de tristeza. É inevitável. Mas algumas pessoas chegam ao consultório de um psiquiatra ou um psicanalista com queixas de uma tristeza que vem acompanhada de outros sintomas: é mais duradoura, sem uma causa aparente, traz sensação de desesperança e que pode se refletir até em sintomas corporais graves. Como entender quando a tristeza faz parte da vida e quando ela a ameaça? O tempo de pandemia e tudo o que nele está implicado, pode tornar ainda mais difícil e delicada esta percepção, mas especialmente por isso, um olhar cuidadoso e especializado é ainda mais fundamental.

10/07 | dom | 19h
Dependência, com Marco Bessa, psiquiatra
Desde os primórdios de nossa espécie, as drogas nos acompanham, registrando uma história multifacetada. Nossas mentes transformam-se e transtornam-se na relação ambígua com as drogas, que cria promessas de se atingir o paraíso, mas que muitas vezes resultam em inferno, em escravidão. E temos que nos atentar ao fato que, com a pandemia, houve um aumento considerável no consumo de substâncias psicoativas, ou seja, aquelas que agem no cérebro e alteram as sensações, o estado emocional e o nível de consciência. A dependência a substâncias, à drogas – sejam elas lícitas ou ilícitas, medicamentosas ou alucinógenas – é uma questão tratada pela psiquiatria, para tentar compreender esse transtorno mental, do ponto de vista científico.

17/07 | dom | 19h
Ansiedade, com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra
Quem já não viveu ou está vivendo momentos de ansiedade, principalmente com esta pandemia? A ansiedade que pode ser normal até um certo nível é importante inclusive para nossa sobrevivência, nos serve de alerta, de precaução. Mas quando os sentimentos ficam excessivos e obsessivos, torna-se um grande problema, um transtorno patológico, que afeta em muito a nossa vida e daqueles ao nosso redor.Seria a ansiedade parte de nossa constituição humana, ela sempre existiu em nós, ou é fruto de uma construção social? Será que a ansiedade vem se aprimorando no nosso confuso e atordoado mundo contemporâneo?

24/07 | dom | 19h
Insônia, com Mário Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista
Dormir aparece nos dicionários como o ato de estar entregue ao sono, de permanecer num estado de repouso, de suspensão da atividade motora e perceptiva. Mas será que esta definição ainda se aplica ao nosso sono contemporâneo? Estamos conseguindo nos entregar plenamente ao ato de dormir? A insônia pode ser um retrato do nosso tempo, ela nos convida a uma verdadeira investigação para transformação de nós mesmos, da nossa sociedade e da nossa cultura.Como entender e diferenciar os vários aspectos desse “distúrbio” aparentemente tão comum nos dias de hoje.