Café Filosófico

Café Filosófico CPFL estreia programação especial dentro do 7° Intercâmbio Brasil China, na TV Cultura

Em setembro, o Café Filosófico CPFL conta com uma programação especial dentro do 7° Intercâmbio Brasil China, aos sábados, na TV Cultura.

Na série Confúcio e a nossa vida, Calebe Guerra e Kelly Ferreira exploram os temas do pensamento deste importante filósofo chinês.

A série nos convida a refletir sobre como tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, promovendo o aperfeiçoamento pessoal através da ajuda ao próximo. E nos mostra como Confúcio acredita na transformação social baseada na liberdade de escolha e na sinceridade nas relações.

Já no episódio especial da série Ocidente e Oriente em diálogo, Antonio Florentino Neto, Oswaldo Giacoia Jr, Dilip Loundo, Rosana Pinheiro Machado e Joaquim Shaku Shoshin Monteiro nos dão uma visão geral dos intercâmbios culturais e filosóficos entre o Ocidente e o Oriente.

Primeiro programa

No primeiro episódio dessa série, que vai ao ar no sábado (2/9), às 22 horas, Calebe Guerra reflete sobre a humanidade com o tema “O “eu”, entre o inalcançável e o possível.

Humanidade é um conceito muito discutido por sinólogos tradutores e intérpretes dos antigos clássicos chineses, justamente porque Confúcio nunca deu uma definição de conceito, pelo contrário, ela é sempre conversada em contextos de interações entre pessoas ou metáforas. A proposta do episódio é apresentar a partir de histórias e metáforas contadas nos livros confucionistas, considerações sobre Humanidade através da arqueria como imagem da dinâmica da auto-cultivação que aperfeiçoa o outro e constrói o mundo.

Confira as datas dos outros episódios que vão ao ar na TV Cultura e no YouTube do Café, aos sábados, às 22h.

09/09 | A unidade entre o céu e a humanidade, com Kelly Ferreira

Confúcio é conhecido como um sábio e mestre da China antiga, cujas ideias se concentram na sabedoria prática e na sociedade, e sua relevância para os dias atuais é explorada por Kelly Ferreira em um Café Filosófico CPFL.

16/09 | A filosofia de Confúcio: um debate no ocidente, com Calebe Guerra/

A filosofia de Confúcio continua influente na sociedade chinesa contemporânea, com os Analectos delineando um código ético que enfatiza a humanidade compartilhada e a benevolência. A aplicação desses ensinamentos pode enriquecer a coletividade e promover transformações em uma sociedade cada vez mais individualizada e competitiva.

23/09 | Confúcio e sua filosofia hoje, com Kelly Ferreira

Quando Confúcio nasceu, dois mil e quinhentos anos atrás, o mundo era muito diferente. Mas seus ensinamentos continuam influenciando e guiando a vida de muitas pessoas, e de muitas sociedades. Qual é o segredo dessa longevidade Que ideias ele traz que podem ajudar a melhorar o nosso cotidiano, o nosso comportamento?

30/09 | Síntese da série Ocidente e Oriente em diálogo, com Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr, o dr em filosofia indiana Dilip Loundo, a cientista social Rosana Pinheiro Machado e o monge budista Joaquim Shaku Shoshin Monteiro

Este episódio oferece uma visão geral da série que explora as relações entre o Ocidente e o Oriente, incentivando o intercâmbio filosófico entre essas culturas. Ao longo do século 20, países como China, Japão e Índia assimilaram eficazmente o conhecimento técnico-teórico do Ocidente, levantando a questão de se o Oriente está se ocidentalizando, mantendo, ao mesmo tempo, suas tradições milenares.