Café Filosófico

#identidade é o tema das gravações do café filosófico cpfl de março e abril

instituto cpfl apresenta gravações inéditas do programa café filosófico


qual é o seu passaporte para a vida social?
desafios da identidade no mundo contemporâneo

curadoria de benilton bezerra jr. e jurandir f. costa

experiências de pertencimento ou desfiliação, reconhecimento ou exclusão estão na base dos afetos, sentimentos, aspirações, valores, ideais e sofrimentos que moldam nossa existência, e são fortemente ancoradas na maneira como construímos, rejeitamos e redefinimos as identidades individuais e coletivas que emergem na vida social.

a aceleração e a profundidade das transformações políticas, éticas, tecnológicas e sociais de hoje vêm desmontando velozmente as referências que costumavam balizar esse processo. em consequência, surgiram mutações subjetivas e sociais inesperadas na maneira como nos definimos a nós mesmos e como nos relacionamos uns com os outros.

o sentido e as finalidades que atribuimos à vida pessoal e à vida em comum, as formas de sofrimento que o mal-estar engendra e os projetos de futuro que somos capazes de imaginar foram profundamente alterados. nesse cenário, uma das tarefas intelectuais mais urgentes é a revisão de nossas matrizes conceituais.

antes de pensar em respostas políticas ou recomendações éticas para os tempos atuais, é necessário compreender como chegamos até aqui, e o que caracteriza a experiência que temos no mundo e de nós mesmos na atualidade. desse modo, talvez venhamos a esclarecer melhor a natureza dos elementos que moldam as formas de coesão e confrontação social, bem como as bases subjetivas de nossa presente capacidade de lidar com frustrações, angústias, medos, promessas e quaisquer outros constituintes de nossos ideais de realização pessoal.


15/03 | sex | 19h
a busca pela identidade no século 21
com benilton bezerra jr., psiquiatra

quem sou eu é a questão fundamental que atravessa todos os seres humanos. a busca pela identidade é uma experiência universal. mas no mundo contemporâneo, as referências (políticas, culturais, tecnológicas e imaginárias) que balizam esses processos vêm sofrendo rápidas e profundas transformações.

Veja como foi a palestra:


22/03 | sex | 19h
a redefinição do humano: impactos da tecnologia
com luiz alberto oliveira, físico

vivemos o borramento das fronteiras que costumavam demarcar o domínio próprio do humano. hoje, somos convocados a refletir sobre as transformações que se abrem na deriva tecnológica de transformação nas dimensões éticas, políticas e subjetivas de nosso existir.


29/03 | sex | 19h
literatura e identidade no brasil
com fred coelho, historiador

forjamos discursos coletivos de pertencimento e de exclusão, a partir das histórias e mitos de nossa formação enquanto uma comunidade imaginada, isto é, uma nação. a literatura brasileira e sua crítica buscam hipóteses variadas para essa formação e singular do brasileiro e de sua identidade.


05/04 | sex | 19h
neurociências: nós somos nossos cérebros?

com francisco ortega, filósofo

a visão neurocêntrica da subjetividade incorpora uma ideologia poderosa que está no centro de alguns dos mais importantes debates filosóficos, éticos, científicos e políticos da atualidade. mas qual é a lógica interna de tal ideologia, sua genealogia e suas principais encarnações contemporâneas?

Francisco Ortega

12/04 | sex | 19h
identidade e desenraizamento

com jurandir f. costa, psicanalista

desenraizamento e enraizamento têm a ver com a economia afetiva do desamparo, da frustração, da idealização, do fetichismo, da rivalidade, da projeção paranoica no outro perseguidor, ou, ao contrário na elaboração de formas ricas, solidárias e propícias à sublimação criativa.


17/04 | qua | 19h
novas fronteiras entre identidade e direitos humanos

com bethânia assy, filósofa

vivemos uma espécie de esgotamento das possibilidades de novas articulações do sujeito político, para além do sujeito do multiculturalismo identitário ou do sujeito abstrato dos direitos humanos?


26/04 | qua | 19h
identidade, diáspora e exílio

com ricardo timm de souza, filósofo

como o cruzamento dos temas da identidade, da diáspora e do exílio é fundamental para compreendermos questões éticas no pensamento filosófico e cultual do mundo contemporâneo?


café filosófico cpfl com transmissão ao vivo pelo facebook.com/institutocpfl


café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.