Café Filosófico

Café Filosófico CPFL apresenta série inédita Filosofia: sua história, nossa vida

As gravações do programa acontecem às quintas-feiras, 19 horas, no Instituto CPFL, em Campinas e podem ser acompanhadas presencialmente pelo público com entrada gratuita e com transmissão simultânea pelo canal do Café no Youtube

A empreitada da Filosofia, de Tales a Wittgenstein e Heidegger, pode ser encarada como o fundamento da compreensão da natureza humana. Nesse sentido, a investigação acerca da conduta humana – como agimos, e por quê; que coisas valorizamos e como; por que critérios pautamos nossas ações e como revelemos nosso caráter – deve estar no centro de toda atividade filosófica. De Platão a Hannah Arendt, da reflexão dos gregos de dois milênios e meio atrás à literatura filosófica do franco-argelino Albert Camus, este módulo do Café Filosófico CPFL apresenta um panorama diverso, plural e rico da Filosofia lá onde sua história se conecta com a nossa vida: no agir humano.

Confira a programação:

06/10 | qui | 19h
O Anel de Giges: lições de ética dos gregos aos nossos dias, com Eduardo Giannetti, economista e escritor e Eduardo Wolf, professor
“A partir da fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Patão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, Eduardo Giannetti faz uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer. Investigando o experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, e pondo à prova os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais, este livro convida o leitor a pensar o que nos leva a agir como agimos e a ser quem somos”.

13/10 | qui | 19h
Hannah Arendt: significado e experiência viva, com Adriana Novaes, professora
Hannah Arendt se dedicou a compreender os desafios da modernidade e dos fenômenos políticos do século XX. Diante dos colapsos morais, propôs uma reconciliação com o mundo pela defesa da dinâmica entre nossas ações e nosso espírito, pela insistência na busca de significado a partir da consideração da história, da contingência, da experiência viva.

20/10 | qui | 19h
Isaiah Berlin e Bernard Williams: pluralismo e humanismo, com Eduardo Wolf, professor
Em que consiste o bem humano? Há um propósito último que orienta e organiza todas as ações humanas? Será possível obter uma – e tão somente uma única – resposta a estas questões? Durante muitos milênios, a religião, a filosofia e política e a ciência julgaram que seria possível dar uma resposta positiva e cabal a todas estas perguntas: seria possível determinar o que era o bem humano, o propósito último de nossas vidas, tudo isso por meio de doutrinas completas – a filosofia dos gregos antigos ou a de Kant, a religião revelada, a esperança política na ideologia do momento, pouco importa. Após tanto tempo de crença em tais possibilidades, contudo, o século XX testemunhou um caminho oposto: a crença no fim da filosofia, de sua capacidade viva e transformadora. Foi neste contexto que obra de dois filósofos alteraram tal panorama mental, introduzindo em nossa dieta intelectual os ingredientes do pluralismo de valores e resgatando a dimensão humanística da filosofia: Isaiah Berlin e Bernard Williams.

27/10 | qui | 19h
Albert Camus: existência, absurdo e responsabilidade, com Maurício Marsola, professor
A obra de Albert Camus, romancista, dramaturgo, ensaísta e filósofo franco-argelino, é tradicionalmente associada  ao existencialismo. Mais especificamente, os leitores de Camus sabemos todos que o autor nos legou importantes reflexões acerca do “absurdo” da existência humana. Mas afinal, qual é o significado dessa reflexão? De que modo o autor de romances seminais como O estrangeiro e A peste foi capaz de forjar uma filosofia da existência e do absurdo? Quais os diálogos desse pensamento “absurdista” com a tradição filosófica, dos pensadores neoplatônicos, tais como Plotino, aos contemporâneos do próprio Camus, tais como Sartre? Estes são alguns dos principais temas que serão abordados na palestra do professor Mauricio Marsola.

 

Os encontros são gravados no estúdio do café no Instituto CPFL, que fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Transmissão ao vivo, às 19 horas, pelo canal do youtube do café – assista aqui: https://www.youtube.com/c/cafefilosofico