Café Filosófico

Café Expresso estreia nova temporada da série Reflexões Contemporâneas

Programa continua em formato de episódios duplos e vai ao ar às terças-feiras, 23h, pela TV Cultura e simultaneamente no Youtube

O Café Filosófico CPFL – Expresso estreou na última terça-feira (3), uma nova temporada da série Reflexões Contemporâneas. Esta sequência apresenta debates inerentes ao mundo contemporâneo que ressignificam as certezas conhecidas até aqui. O programa vai ao ar pela TV Cultura e também conta com transmissão simultânea pelo Youtube, no canal do Instituto CPFL – realizador do programa.

A série vai refletir sobre temas como identidade, fronteiras, cultura, cérebro, cidadania, responsabilidade, consumo e transformação social – assuntos que aprofundam o autoconhecimento. Conectam-se a estas reflexões as diversas possibilidades de expressão do corpo humano, representadas nos episódios através de pés e mãos, rostos e silhuetas, pensamentos, dúvidas e intenções.

Composta por oito episódios, a temporada segue com apresentação dupla nas noites de terça, sempre em sequência. A estreia contou com a psicanalista Veridiana Marucio e a documentarista Coraci Ruiz.

Na próxima terça-feira (10), em “Você é o seu cérebro?”, o psiquiatra Marcelo Brañas conversa sobre a noção neurocêntrica da existência humana, surgida a partir das novas informações sobre o cérebro. O episódio ainda conta com o acervo do Café Filosófico CPFL em participações de Francisco Ortega e Alfredo Simonetti. (lembrete aqui)

Na sequência, em “Ao quê você tem direito?”, a coordenadora do grupo de pesquisa “Estudos Interculturais em Artes Presenciais”, Mariana Baruco, conversa sobre direitos humanos e como devem ser estabelecidos esses direitos. A edição conta com acervo do Café Filosófico CPFL com as participações de Bethânia Assy, Mario Sergio Cortella, Clóvis de Barros Filho e Ilana Katz. (lembrete aqui).

Derivado do Café Filosófico CPFL, essa série do Café Expresso combina convidados e performances de dança. Os episódios são inéditos na televisão e vão ao ar às 23 horas, com classificação de 16 anos.

Confira as datas das próximas exibições:

10/08 – Você é o seu cérebro?, com Marcelo Brañas 

10/08 – Ao quê você tem direito?, com Mariana Baruco

17/08 – O que é ser brasileiro?, com Mario Medeiros

17/08 – O que você consome?, com Patrícia Sant’anna

24/08 – O que é arte brasileira?, com Helder Oliveira

24/08 – Quais são as suas responsabilidades?, com Daniela Damiati