Café Filosófico

Café Expresso apresenta série inédita sobre tecnologia

Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL, estreia nova série nas noites de terça da TV Cultura

O Café Filosófico CPFL – Expresso estreia na próxima terça-feira (11), na TV Cultura, a série “Tecnologia”, que abordará o desenvolvimento tecnológico entrelaçado à vida cotidiana e seu impacto nas relações humanas. O programa vai ao ar às 23 horas, com transmissão simultânea pelo Youtube, no canal do Instituto CPFL – realizador do programa.

Como a convivência humana é afetada progressivamente pelos avanços tecnológicos? Nesta temporada, composta por seis episódios, o debate questiona a sensação de que a vida é indissociável da tecnologia. Também questiona sua relação com a linguagem, com a vida escolar e pela forma com que as diferentes gerações têm lidado e se adaptado a esses avanços. A série ainda reflete sobre o impacto da tecnologia na saúde mental e os dilemas éticos que confrontam a evolução tecnológica.

Com seis convidados, “Tecnologia” é uma série inédita e conta com direção de Claudio Alvim, Rafael Scucuglia e Rafael Thomaz. Derivado do Café Filosófico CPFL, o Café Expresso combina convidados, captação e estética diferenciadas. Assista ao trailer:

Primeiro episódio

Na estreia, o episódio “Humanidade e tecnologia: evolução, vida digital e pós-humanismo vai tratar do ser humano como um indivíduo tecnológico e tem a participação da professora titular da PUC-SP, Lúcia Santaella.Desde as “tecnologias” da natureza, como o aparelho fonador, que nos fizeram diferentes dos outros seres vivos até às mais recentes e impressionantes invenções, nossa vida é indissociável da tecnologia”, explica Santaella.

O episódio resgata trechos do acervo do Café Filosófico CPFL, no programa “A definição do humano: impactos da tecnologia”, com Luiz Alberto Oliveira.

O Café Expresso vai ao ar às terças-feiras, às 23 horas, logo após o programa “Provoca”, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo Youtube, no canal do Instituto CPFL. A classificação é de 16 anos.

Confira as datas das exibições:

11/5 – Humanidade e tecnologia: evolução, vida digital e pós-humanismo, com Lúcia Santaella – lembrete aqui

18/5 – Educação e tecnologia: ontem, hoje e amanhã, com José Valente – lembrete aqui

25/5 – Juventude e tecnologia: algoritmos, big data e linguagem, com Marcelo Buzato – lembrete aqui

01/6 – Envelhecimento e tecnologia: saúde, inclusão e bem-estar, com Carla Santana – lembrete aqui

08/6 – Suicídio e tecnologia: desenraizamento, redes sociais e o valor da imagem, com Fernanda Marquetti – lembrete aqui

15/6 – Futuro e tecnologia: inteligência artificial, ética e desenvolvimento, com Jorge Vicente Lopes da Silva – lembrete aqui