Café Filosófico

Café ao Vivo estreia série sobre saúde mental infantojuvenil nesta quinta, 1

Foto: Caio Kitade

 

Curador da série, o psicólogo Ilan Brenman abre a sequência de gravações com o tema “Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil”. O público poderá acompanhar todas as gravações com entrada gratuita, a partir das 18h; também haverá transmissão pelo canal do Café no Youtube

O Café Filosófico CPFL ao vivo apresenta uma série inédita sobre a saúde mental infantojuvenil na próxima quinta-feira (1/6). Com curadoria do psicólogo Ilan Brenman, a série “Como fortalecer a mente infantil e juvenil numa era de incertezas”, vai tratar das transformações diárias que afetam a saúde mental de crianças e adolescentes diante de um futuro repleto de incertezas. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.

O desenvolvimento acelerado vivido na contemporaneidade tem consequências para as gerações que nascem nessa realidade, é o que defende o psicólogo Ilan Brenman em uma série inédita no Café ao Vivo. Composta por 5 gravações ao longo do mês de junho, o tema “Como fortalecer a mente infantil e juvenil numa era de incertezas” reúne especialistas para discutir os principais assuntos que interferem na saúde mental de crianças e adolescentes hoje. 

“As novas gerações nasceram em um mundo de transformações diárias, onde o concreto se desfaz em nuvens que mudam de formato a cada instante. Esse caldo de incertezas tem provocado uma epidemia de grandes proporções na saúde mental de crianças e jovens”, explica o psicólogo.

Segundo relatório do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), publicado em abril, a pandemia foi responsável pela piora da saúde mental infantojuvenil, refletindo no aumento das taxas de evasão escolar, automutilação, violência, suicídio, entre outros transtornos.

Em 2013, a prevalência de transtornos mentais nesse público estava entre 10,8% e 12,7%. Já em 2021, números do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontam que 56% dos adultos reportaram que seus adolescentes demonstraram um ou mais sintomas relacionados à saúde mental, e mais de um quarto (28%) relatou mudanças repentinas de humor e instabilidade.

Brenman acrescenta que esta série do Café ilumina as preocupações com as consequências dessa epidemia: “Eles nunca tomaram tantos remédios psiquiátricos e o nível de suicídio nunca foi tão alto entre esse público, principalmente entre os jovens, além de problemas nas escolas e universidades do mundo todo – como surtos de violência, desinteresse acadêmico e indisciplina recorrente”.

Ainda de acordo com o relatório do Ieps, nos dois primeiros meses do ano letivo de 2022, no retorno às aulas presenciais, foram registrados 4.021 casos de agressões físicas nas unidades estaduais de ensino do país, número 48,5% a mais em comparação ao mesmo período de 2019 – antes da pandemia de Covid-19. Já a evasão escolar de estudantes com transtornos mentais varia entre 43% e 86%.

Café de estreia 

A primeira gravação ocorrerá nesta quinta (1/6), às 19 horas, com o próprio curador, Ilan Brenman, e o tema “Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil”. Neste Café Brenman aborda que se pode apreender com as narrativas atuais. 

“No mundo atual, marcado por narrativas fragmentadas e pela rápida absorção de conteúdos dispersos no ambiente digital por crianças e jovens, é importante refletir sobre o que podemos aprender com a história das histórias e como aplicar esses ensinamentos nos dias atuais”, provoca.

Qual é o legado deixado pelos antigos narradores para as novas gerações? Como o conhecimento sobre a aventura humana da criação da escrita, da leitura e dos livros pode contribuir para a saúde mental fragilizada de nossas crianças e jovens?

A gravação pode ser acompanhada presencialmente pelo público, com entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. A classificação é de 14 anos e haverá transmissão online pelo canal do Café no Youtube: 

Confira a programação completa:

01/06 (qui), 19h: Como as histórias fortalecem a mente infantil e juvenil, com Ilan Brenman, psicólogo – https://bit.ly/3IHc5qc

06/06 (ter), 19h: Bullying e cyberbullying: qual o papel da escola?, com Thaís Bozza, doutora em educação – https://bit.ly/3INwXw1

15/06 (qui), 19h: Afeto e luto na era digital, com Gabriela Casellato, psicóloga – https://bit.ly/3oCSKzy

22/06 (qui), 19h: O impacto das histórias na experiência de guerra vivida pelas crianças, com Adriana Carranca, jornalista – https://bit.ly/3N1opTB

29/06 (qui), 19h: Desafios de um cérebro hiperconectado, com Rodrigo Menezes Machado, psiquiatra – https://bit.ly/43dFMqO