Café Filosófico

bruno tovar fala sobre educação e diferenças

palestra gravada em 22/09 | sex | 19h
É possível uma educação que busque a igualdade sem eliminar as diferenças?
com Bruno Tovar, mestre em Educação

Em nenhum outro período da nossa história tivemos uma proporção tão grande de crianças e jovens na escola. Nossa aposta na educação como resposta aos principais problemas da sociedade é de tal ordem que as crianças estão entrando cada vez mais cedo, tendo jornadas mais longas e ficando mais tempo na escola. Entretanto, estaria esta instituição escolar pronta para lidar com os paradigmas dos tempos atuais? A partir das demandas sociais para educação deste início de século, esta palestra pretende discutir sobre os desafios da escola e refletir sobre possíveis caminhos para uma nova educação.

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palestra do módulo Do paradigma da dominação ao paradigma do cuidado
com curadoria de Carlos Plastino
Organizada em torno das ideias centrais de conflito, conquista e dominação como característica fundamental das relações entre os homens e destes com a natureza, o paradigma da dominação apresenta inequívocos sinais de profunda crise. Possuindo raízes profundas no falo/logo centrismo do patriarcado, essa concepção paradigmática sofre o severo impacto da crise do próprio patriarcado. A crise do paradigma apresenta duas características fundamentais: por um lado torna evidente a cristalização de impasses insuperáveis na situação vigente, tornando imprescindível uma profunda transformação das ideias — do imaginário — que geraram a situação em crise; por outro, e na medida que dita transformação, e se configura como uma necessidade, abre uma oportunidade para a criação de um novo imaginário, isto é, uma outra maneira de conceber os homens, suas sociedades e suas formas de produção. Neste contexto, é possível assinalar a emergência de elementos de um novo paradigma, o paradigma do cuidado, sustentado no reconhecimento da alteridade, reconhecimento que tem na empatia natural dos homens sua raiz mais profunda.