cafe filosófico

Brasil ainda aproveita pouco seu potencial energético

O Brasil é rico em várias fontes de energia, mas utilizamos muito pouco todo nosso potencial. Foi essa a principal conclusão da apresentação de Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas na última palestra na cpflcultura em Campinas do módulo "Esgotamento da matriz energética", que contou com a curadoria de Luiz Pinguelli Rosa.

No último encontro da série, Marcos Aurélio falou sobre algumas de nossas fontes alternativas, como a solar e a eólica, e tentou apontar um caminho para o uso futuro. Para exemplificar a má distribuição de energia, o palestrante citou a área amazônica, que concentra o maior potencial hídrico, mas não tem grandes populações para usufruir desta geração.



– Veja fotos do evento

Marcos Aurélio disse ainda que a energia proveniente do potencial hídrico apesar de muito usada no Brasil, ainda é alternativa fora do país. Para ele, esse é um dos nossos maiores tesouros, e chegou a sugerir a criação de algum organismo para preservar este recurso, que, segundo ele, se tornará artigo de luxo no futuro.

A outra série de energia que acontece em setembro na cpflcultura em Campinas, "Fontes Alternativas de Produção de Energia", com curadoria de Roberto Schaeffer, tem encerramento na quarta-feira (30), com a presença de José Roberto Moreira falando sobre "Bioenergia".