cafe filosófico

boas práticas pedagógicas no brasil hoje | o caso da escola maria peregrina, com mildren duque (íntegra)

A melhor maneira de incentivar a educação é colocando luz em experiências inovadoras. É o que afirmou a filósofa Viviane Mosé na abertura da terceira palestra da série “Os desafios da educação brasileira” do Café Filosófico CPFL.

O encontro teve a participação da psicóloga Mildren Duque, idealizadora da Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto (SP), uma instituição na qual os alunos têm a liberdade para escolher o que e como estudar. A experiência da escola inovadora no interior de paulista foi o tema do encontro “Boas práticas pedagógicas no Brasil hoje”.

“Nos projetos da Escola Maria Peregrina, os projetos partem de 3 perguntas: O que queremos descobrir? Por que queremos? O que já sabemos?”, relatou Duque.

Segundo ela, mais do que o conteúdo, o importante, para os alunos, é saber utilizar as ferramentas para chegar ao conhecimento. “As crianças devem ser responsáveis pelas suas escolhas na escola.”

Experiências como a da Escola Maria Peregrina mostram que ao aluno não basta aprender para obter conhecimento. É preciso aprender a aprender. Confira a íntegra do encontro no vídeo abaixo:

boas práticas pedagógicas no brasil hoje | o caso da escola maria peregrina, com mildren duque from cpfl cultura on Vimeo.