Social

Atletas do IVCL/Orcampi representam o Brasil na Gymnasiade de Marrakech

Jovens talentos do atletismo disputarão provas de longa distância do maior evento esportivo escolar do mundo em busca de recordes pessoais e do pódio

Três atletas do IVCL/Orcampi vão representar o Brasil no maior evento escolar do mundo, a Gymnasiade, que terá sua 17ª edição em Marrakech (Marrocos), de 2 a 9 de maio de 2018. Conquistaram vagas na seletiva nacional e integram a seleção da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) os fundistas Matheus Estevão da Silva Borges, campeão dos 2.000 m com obstáculos; Leonardo Ferreira Nascimento, medalha de prata nos 3.000 m rasos; e Letícia de Almeida Bello, campeã nos 3.000 m rasos. A Orcampi, braço esportivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), conta com a parceira do Instituto CPFL.

Matheus Estevão da Silva Borges, que completou 17 anos em 5 de março, corre provas de fundo com obstáculos. “Estava passeando com meu pai, na rua, quando vi umas crianças correndo. Meu pai foi perguntar se eles treinavam. Eu sempre gostei de correr e daí comecei, primeiro em Catanduva”, conta Matheus.  Seu desenvolvimento no atletismo se deu, primeiramente, em Pindamonhangaba, onde foi treinar no Centro João Carlos de Oliveira com o técnico Luiz Gustavo Consolino. “O Gustavo foi o meu incentivador, mas meu pai precisou se mudar para Campinas, por causa do trabalho, e eu já conhecia a Orcampi.”

Matheus chegou ao projeto do IVCL há pouco mais de um ano. Tinha uma boa base, mas seguiu com o seu desenvolvimento em uma prova que muitos consideram sofrida por causa dos obstáculos – e, principalmente, por causa da passagem do fosso, em que o atleta molha o pé e segue até o fim com a sapatilha encharcada. “Sempre tive habilidade e resistência para provas de obstáculos. Eu gosto desse tipo de prova. O atleta tem tempo de se recuperar durante a corrida e são provas com estratégia.”

Técnico de Matheus na Orcampi, Alex Lopes afirma que o atleta chegou em Campinas com uma boa base, já campeão brasileiro mirim. “Ele começou cedo no atletismo e o esporte o ajudou a melhorar o comportamento. O Matheus tem uma boa técnica para passar o fosso – aprendeu com o Gustavo -, e é um jovem que começou a conseguir resultados quando entrou em forma. É dedicado e treina direitinho.”

No ano passado, Matheus conquistou o título brasileiro sub-18 nos 2.000 m com obstáculos. Nesta temporada, é líder do ranking nacional da categoria com a marca de 6min21s62, mas sua melhor resultado na distância é 6min06. Também quer o ouro na prova em 2018 no Brasileiro e, na Gymnasiade de Marrakech, espera obter uma boa colocação, inspirado por seus ídolos, Joaquim Cruz e Altobeli da Silva.

Leticia e Marheus (Divulgação/Orcampi)

Matheus cursa o último ano do ensino médio na escola Professor Carlos Francisco de Paula e tem o apoio da família, que sempre nas arquibancadas – o pai, Fábio; a mãe, Andreia; e as irmãs Cristina Abgail Caterine, de 13 anos, e Ruth Emanuela, de 10. “É uma torcida organizada”, brinca.

Amigo de Leonardo e de Letícia, Matheus divide os treinos com os outros dois qualificados para a Gymnasiade. Correm juntos na pista e no Taquaral, em Campinas, e também saem juntos para passear quando não estão treinando. “Vamos nos apoiar na competição de Marrakech”, diz Matheus.

Leonardo, de Paraguaçu, e do futebol para o atletismo

Leonardo Ferreira Nascimento também tem 17 anos. Nasceu em Paraguaçu Paulista e se tornou atleta por influência do irmão, Daniel, três anos mais velho. “Eu jogava futebol e ele já estava no atletismo e me dizia para mudar. Fui para o atletismo por causa dele, e fui direto para as provas de fundo. Gosto de correr provas mais longas”, comenta Leonardo. No Circuito Paulista deste ano, Leonardo fez uma boa marca nos 3.000 m rasos – lidera o ranking brasileiro com 8min56s53.

Leonardo, que está no último ano do ensino médio na Escola Estadual Adalberto Nascimento, fixou como objetivo para a Gymnasiade correr para melhorar seu recorde pessoal e brigar por uma medalha na competição. “Gosto muito de treinar na Orcampi. Aqui tem um grupo de elite e mesmo treinar com o meu grupo. Estimula! Eu evolui muito.”

Além de ir bem no Mundial Escolar, garotos da idade de Matheus, Leonardo e Letícia podem pensar em buscar vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude, que será disputado em setembro, na Argentina. Para isso, terão de ser os melhores do Brasil para ir à seletiva das Américas. “Por enquanto, eles vão focar na Gymnasiade”, disse o técnico Alex Lopes.

Letícia trocou a natação pelo atletismo

Letícia de Almeida Bello é conterrânea de Leonardo – é de Paraguaçu Paulista – e disputará na Gymnasiade a mesma prova do amigo, os 3.000 m rasos. Até os 12 anos, era nadadora. Convocada para disputar um biatlo quando competia por sua cidade, revelou-se uma atleta de corrida.

A jovem procurou a Orcampi, em Campinas, para se desenvolver na modalidade. Fez um teste com o técnico Alex Lopes, foi aprovada e começou a treinar. Letícia evoluiu muito. Disse que admira pessoas felizes e que não desistem de seus objetivos, como o amigo Leonardo e seu irmão, Daniel.

Seus ídolos são a etíope Tirunesh Dibaba, multicampeã mundial nos 5.000 m e 10.000 m e recordista mundial dos 5.000 m, e o britânico Mo Farah, multimedalhista olímpico e mundial em provas de fundo.

O técnico Alex Lopes acredita no bom desenvolvimento de Letícia. “É jovem, em seu segundo ano na Orcampi, e mostra potencial entre as melhores do Brasil. Atingiu as etapas de iniciação e desenvolvimento nas categorias de base. É uma menina dedicada, treina certinho e é estudiosa”, afirma o treinador.

A Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.