CPFL Jovem geração

Atletas da ORCAMPI são convocados para os Jogos Pan-Americanos

Fotos: Wagner Carmo/CBAt; Tiago Bueno/ORCAMPI; Chris Corrêa/FPA

 

Equipe de Campinas terá quatro atletas na delegação brasileira

 Quatro atletas da ORCAMPI, núcleo de alta performance do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e entidade parceira do Instituto CPFL, foram convocados para os Jogos Pan-Americanos 2023. O evento será realizado em Santiago, no Chile, de 20/10 a 05/11, e reunirá 41 países disputando 39 modalidades esportivas.

Os representantes da equipe campineira convocados são: Marlene dos Santos (400 metros com barreiras); Tiffani Marinho (400 metros e revezamentos 4×400 metros misto e feminino); Valdileia Martins (salto em altura); Thiago do Rosário André (1.500 metros), além do treinador Dino Cintra e do massoterapeuta Jadson Alves (que acompanhará os atletas brasileiros da maratona).

“O Pan é mais um evento que soma importantes pontos para o sistema de vagas criado pela Federação Internacional de Atletismo. Esse ano, será realizado em uma época atípica no calendário clássico, o que pode atrapalhar um pouco o rendimento dos atletas por conta do período de base para a temporada 2024. Mesmo assim, estamos orgulhosos pela convocação dos nossos quatro atletas e confiantes em uma boa participação deles”, explica Ricardo D´Angelo, coordenador da ORCAMPI.

Já pensando nos Jogos de Paris 2024, os atletas competem no Pan de Santiago em busca de boas marcas e de olho no ranking mundial. O sistema de pontos da Federação Internacional de Atletismo leva em consideração os resultados obtidos em determinadas competições, que possibilitam ao atleta alcançar uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos.

A temporada 2023 foi intensa em competições internacionais para as atletas da ORCAMPI que estarão no Pan. Tiffani Marinho e Valdileia disputaram o Sul-Americano em julho e o Mundial da Hungria, em agosto. Já Marlene dos Santos conquistou o vice-campeonato mundial universitário, na China, também no mês de agosto.

Dino Cintra, treinador da ORCAMPI, também foi convocado para integrar a seleção brasileira em Santiago e está confiante na boa participação da Valdileia. “Ela voltou do Mundial com outra atitude, amadureceu bastante lá. A Val não tinha muita confiança, mas ela conviveu com as demais atletas, que têm melhores marcas do que ela por enquanto, viu que estão saltando do mesmo jeito que ela, com a mesma estatura, fazendo os mesmos treinos, e entendeu que não é inferior a ninguém. Desde então, está treinando muito bem e estou confiante. Ela já participou de outras duas edições do Pan, foi quarto lugar em ambas. Acredito que agora estará entre as três melhores”, comenta Dino.

Como parte final de sua preparação para o Pan de Santiago, o fundista Thiago do Rosário está fazendo um camping em altitude na Colômbia.