cafe filosófico

Jaime Lerner: “Em três anos, qualquer cidade do mundo pode mudar”

O prazo para estarmos preparados para a Copa são quatro anos, e para Jaime Lerner, um prazo mais do que suficiente. Para o urbanista, em três anos, qualquer cidade do mundo pode mudar. Lerner foi curador do módulo Cidades Sustentáveis: como a Copa do Mundo influencia no desenvolvimento das cidades e por que elas devem investir de forma sustentável e palestrante do último dia 14 de junho em São Paulo (veja aqui a íntegra da palestra). Para ele, se temos este um ano a mais para a preparação – quatro anos, portanto -, não podemos nos acomodar. “Eu sinto que pouca coisa está sendo feita”, alertou durante a apresentação.

Mobilidade: o grande desafio para a Copa do Mundo em São Paulo

Veja a apresentação em powerpoint de Salvador Cesar Carletto
CPFL Energia e Instituto Artecidadania apresentam Brasil 2014 – Campo das Ideias
Veja a palestra Os desafios para o Brasil e as cidades-sede de eventos esportivos globais, com Jorge Wilheim

Veja matéria da ESPN sobre o evento de esporte e negócios em São Paulo
Brasil 2014 traz especialista norte-americano para discutir esporte e negócios
Leia texto inédito de Eduardo Galeano sobre a Copa de 2010

Para ele, o Brasil é o país mais fácil para ser sede de uma Copa, mas para isso, o importante é investir em mobilidade. E é justamente neste setor que Lerner se destaca, sendo reconhecido, entre outros motivos, pela mudança no transporte por ônibus na cidade de Curitiba. O sistema de transporte urbano da cidade virou padrão de excelência e foi copiado por várias cidades do mundo. Lerner falou da importância de “metronizar” o ônibus nas grandes cidades. Em outras palavras, trazer as vantagens da rapidez do metro para o transporte de ônibus.

Segundo Lerner, ao arrumar a superfície, o metrô da cidade também melhora. E o uso do carro também deve ser revisto. Lerner apontou uma necessidade de repensar as cidades, não pensando mais em periferias e guetos. Todas as áreas devem ser interligadas facilmente, e de preferência a pessoa deve morar perto da área de lazer, esporte, trabalho, diminuindo assim a necessidade do uso de transporte, principalmente o carro, que ele apelidou de sogra mecânica. “Se a única mulher da sua vida é sua sogra, então você tem um enorme de um problema”, brincou sobre o hábito de as pessoas só usarem este tipo de transporte.

Para São Paulo, Lerner acha que uma solução seria o uso dos trens de subúrbios, que segundo ele melhoraram muito nos últimos anos. A ideia para estas linhas seria de transformar todo o traçado em um parque, interligando todas as áreas da cidade e eliminando o conceito de periferia. Estas ações são chamadas por ele de acupuntura urbana. Para os que acham todo esse otimismo muito utópico, Lerner encerrou a palestra falando sobre sua luta por sonhos.”Realizei muitos sonhos na vida, sonhos normais. Toda vez que você não consegue realizar um sonho, não se frustre. Um dia o sonho dá a volta e vai te cutucar. É sua segunda chance, não perca.” O sonho da Copa no Brasil está há pouco menos de quatro anos, tempo suficiente segundo Lerner.