Circuito

Amontada (CE) abraça sustentabilidade e arte com atividades do CineSolar

Fotos: Pedro Cerqueira

 

A cidade de Amontada, no Ceará, foi palco de atividades que reuniram comunidade, arte e sustentabilidade ontem (1/8). Com o filme Mogli: o menino lobo, o CineSolar, que tem apoio do Instituto CPFL, levou a magia das telonas através de uma abordagem inovadora de energia limpa para 250 pessoas. A iniciativa também realizou a Oficinema Solar com estudantes da rede pública de ensino.

A ação faz parte do Circuito CPFL, frente de atuação que promove sessões itinerantes de cinema movido a energia solar e que, em 2023, vai percorrer mais de 100 cidades brasileiras.

A noite em Amontada foi iluminada por sessões de curtas-metragens e uma projeção especial do filme “Mogli: O Menino Lobo”. A história envolvente de Mogli, o menino criado por lobos, em sua jornada de autodescoberta na selva, cativou os espectadores de todas as idades.

Além das exibições, o CineSolar realizou, no período da tarde, a Oficinema Solar com crianças e jovens do Distrito de Aracatiara, com alunos da EEB Professora Luiza Teles. O encontro, presencial, teve como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. 

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do projeto no Youtube.

Abraçando a Sustentabilidade

As sessões foram possíveis graças ao uso de energia solar para alimentar os equipamentos utilizados no evento. O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Deusiane Holanda, além dos agentes administrativos, André Scaldaferri e Rayane dos Santos.