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A transformação do indivíduo para a construção da sociedade sustentável do futuro

Como será o consumo em um modelo de civilização sustentável, que permita atender às necessidades da atual população sem comprometer as gerações futuras?

O modelo e o padrão de consumo hoje são insustentáveis, tanto no aspecto ambiental como no social e no econômico. Os 6,7 bilhões de habitantes do planeta já consomem mais recursos do que a Terra é capaz de repor. Examinar o perfil mundial do acesso ao mercado, entretanto, é ver o retrato da injustiça: enquanto algumas pessoas têm demais, cerca de 30% da população mundial não consegue nem o básico para viver, pois está abaixo da linha da pobreza. Do ponto de vista econômico, o crescimento baseado no excesso de consumo, como aconteceu nos Estados Unidos nos anos precedentes à crise iniciada em 2008, revela-se um pilar frágil demais para durar muito tempo.

O consumo, por outro lado, tem um papel fundamental nas relações sociais. Hoje, na cultura globalizada, o consumo é um elemento formador da identidade. O modelo valorizado, porém, é insustentável: baseia-se na acumulação, no excesso, na obsolescência programada, na posse em detrimento do uso. Como seria a relação entre consumo e identidade numa sociedade sustentável? Como enfrentar o desafio de passar do fóssil para o renovável, do individual para o compartilhado, do material para o virtual? É possível que os objetos de consumo percam o caráter de expressão individual para serem adquiridos em função do bem-estar coletivo?

O módulo se inicia com uma palestra que discute os fundamentos da sociedade de consumo e reflete sobre a possibilidade de um consumo que leva em conta a sustentabilidade. A segunda palestra fala sobre o papel do consumidor na transição de uma sociedade insustentável – baseada na queima de combustíveis fósseis – para uma sociedade sustentável, que terá de encontrar outras maneiras de produzir energia para mover seu estilo de vida.

A terceira palestra contará com dois palestrantes para debater a sociedade em rede, a mudança e o poder dos indivíduos. A última palestra refletirá  sobre o processo de transformação para a sociedade imaterial e qual o impacto que isso terá nos indivíduos e consumidores.