A influência da culinária chinesa no Brasil
Do arroz do dia-a-dia ao frango xadrez, como a culinária da China está presente nos pratos do brasileiro. Cozinhar é entender suas raízes, conhecer a história por trás do prato e tirar o melhor de si. Essa é a filosofia que guia o chef Kenzo Sakaki, que nesse episódio fala sobre a influência da culinária chinesa no Brasil. A cozinha da China é mais limpa de gorduras, leve e rica em nutrientes. Uma cozinha que respeita o alimento e sempre busca manter sua forma natural, não altera sua estética nem seu sabor, trazendo leveza ao prato em uma cozinha rápida, bonita e saborosa. É isso que você vai comprovar com o frango xadrez preparado por Kenzo.
Sobre a websérie “Brasil, traços da China”
A presença da China no Brasil é mais antiga do que se pensa: os primeiros chineses imigraram junto com Dom João – ele gostava de chá, e trouxe chineses para produzirem aqui. Junto com a corte portuguesa, diversos aspectos culturais vieram junto. Hoje, o impacto não é pequeno. A cultura brasileira tem variadas influências chinesas: arquitetura, arte, culinária.
Composta por 12 episódios, a série foi lançada em 2021 pelo Instituto CPFL em parceria com produtora Liquid Media Lab. A iniciativa, que faz parte da frente #CPFLIntercambioBrasilChina, ajuda a construir pontes entre as culturas e a reduzir estereótipos e preconceitos.