Estratégias para a vida – encontro com Luc Ferry
Luc Ferry, ex-ministro da Educação da França e filósofo, ao refletir sobre o futuro das próximas gerações, invoca a ideia de um novo humanismo. Segundo ele, hoje, ninguém mais se dispõe a arriscar sua própria vida por um ideal religioso, nacionalista ou revolucionário, mas apenas por pessoas concretas, nossas famílias, pessoas a quem amamos: é o que ele chama de sacralização do humano.
Ferry realizou um café filosófico em Campinas, no dia 29 de setembro de 2011, com o título As transformações do mundo contemporâneo.
A mediação da conferência de Ferry foi feita pelo psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes, um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Forbes teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br) e dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior. É autor, dentre outros livros, de Você Quer o Que Deseja?, e co-autor de A Invenção do Futuro, em que pensa soluções para viver nessa nova era de quebra dos ideais.