café filosófico
16
out

café gravação | A exclusão dos corpos atípicos, com Sara Wagner York

  • no instituto cpfl e no youtube do café
  • 19:00

A jornalista científica Sara Wagner York, apresenta a palestra “A exclusão dos corpos atípicos”, terceiro programa do novo módulo “A sociedade da exclusão“, com curadoria de Viviane Mosé.

Sinopse:Em sua fala, abordará a exclusão dos corpos não normatizados como a ponta de um processo excludente e cruel que atravessa não apenas a comunidade LGBTQIA+, mas também pessoas com deficiência, negras e indígenas no Brasil. A partir de sua trajetória como travesti, pesquisadora e militante, trará reflexões sobre identidade de gênero e sexualidade, articulando-as à história trans/travesti no Brasil como campo de luta, resistência e invenção de mundos. Essa abordagem permitirá compreender como a intersecção entre gênero, raça, deficiência e classe revela o funcionamento estrutural da desigualdade, ao mesmo tempo em que aponta para possibilidades de visibilidade, reconhecimento e construção de futuros mais inclusivos.

Mini Bio: Doutora e mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sara Wagner York é a travesti da/na educação, pessoa com deficiência visual e jornalista científica, tornando-se pioneira enquanto a primeira travesti a ancorar jornalismo no Brasil. Desde 2020, é professora mediadora da disciplina de Informática na Educação no curso de Pedagogia EaD/UERJ. Pedagoga, docente em Letras – Português e Inglês, foi professora visitante na Pittsburgh University (2023), além de convidada na Ohio State University, Vanderbilt University (2024) e Harvard University (2025). Integra grupos de trabalho no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, incluindo o GT Intersexo, GT da Memória LGBTI+ e GT da Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.

 __________

Participe ao vivo do programa!

Presencialmente, na sede do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Entrada gratuita, a partir das 18h, por ordem de chegada

ou pelo YouTube  Café Filosófico CPFL – YouTube