café filosófico
09
out

café gravação | A exclusão do amor, com Tatiana Nascimento

  • no instituto cpfl e no youtube do café
  • 19:00

A poeta, compositora e cantora, Tatiana Nascimento, apresenta a palestra “A exclusão do amor”, segundo programa do novo módulo “A sociedade da exclusão“, com curadoria de Viviane Mosé.

Sinopse: Reparando com mais atenção nessa expressão “a exclusão do amor”, que tipo de exclusão, será, que ela imediatamente evoca? E qual tipo de amor estará sendo dito, quando se pensa em sua exclusão? Que amor, que amores têm sido historicamente excluídos? Em tempos que ainda testemunham um recrudescimento tão brutal da defesa que legitima apenas os amores normativos e hegemônicos como possíveis, desejáveis, talvez fosse frutífero perguntar de forma ainda menos genérica sobre a exclusão do amor, mais especificamente sobre: o que tem sido excluído, e quem, quens, em nome do amor? E de qual amor se diz quando essas exclusões são feitas e, de certa forma, justificadas? Pessoas pretas têm tido direito ao amor? Pessoas gordas têm tido direito ao amor? Os rios, as florestas, têm tido direito ao amor? A água dos oceanos, berço de Iemanjá – a mãe de todas as cabeças, a mãe amorosa dos filhos-peixe, têm sido amadas? Se o amor é mesmo mais semântico que romântico, e essa semântica se materializa na forma de cuidado, consenso, diálogo, quem tem podido viver o amor, e não apenas o amor romântico?

Mini Bio: É doutora em estudos da tradução pela UFSC. Artista da palavra cantada, falada, sussurrada, escrita, traduzida. Brasiliense, mãe da Irê, pessoa não binária, negra, ativista do sonho, do afeto e de Orixá. Foi finalista do Jabuti de Poesia (2022) com o poemário Palavra Preta e vencedora do Prêmio Pallas (2024) com o romance Água de Maré. Seu primeiro álbum solo, Meio Beat Meio Banzo, celebra Ori, água, afeto, Axé e a dissidência de sexo e gênero que as pessoas negras na diáspora vivem cotidianamente.

 __________

Participe ao vivo do programa!

Presencialmente, na sede do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Entrada gratuita, a partir das 18h, por ordem de chegada

ou pelo YouTube  Café Filosófico CPFL – YouTube