café gravação | Comer transtornado, com Camila Junqueira
no instituto cpfl e no youtube do café
19:00
A psicanalista Camila Junqueira, curadora do novo módulo “Alimentação: corpo e saúde mental”, abre a programação de maio com a palestra “Comer transtornado”.
Sinopse: O comer transtornado é marcado pela preocupação excessiva com a alimentação e o corpo que acarreta sofrimento, se desdobrando em quadros de depressão e ansiedade, mas sem necessariamente resultar em um transtorno alimentar. Pesquisas recentes apontam que o comer transtornado afeta cerca de 40% das mulheres entre 14 e 28 anos.*(academias / homens e músculos). A estimativa é que só aumenta nas faixas etárias superiores onde o peso corporal tende a aumentar gradualmente devido às mudanças metabólicas e hormonais, o que nos aproxima também do horror do envelhecimento (Lipovestsky). Nesta fala tenho por objetivo apresentar como a cultura opera para elevar cada vez mais esses números. Vou apresentar questões relativas à indústria da beleza, aos problemas relativos ao nutricionismo (Gyorgy Scrinis) e ao marketing nutricional (Marion Nestle) e ao sentimento de incompetência dos comedores (Claude Fischler), o papel de disseminação das redes sociais e como isso afeta a saúde mental.
Mini Bio: Psicanalista, membro de Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae SP, Doutora e Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, coordenadora e professora do curso de Problemáticas Alimentares do Instituto Sedes, coordenadora e supervisora da Rede de estudos e escuta psicanalítica das Problemáticas Alimentares (REEPPA).
__________
Participe ao vivo do programa!
Presencialmente, na sede do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Entrada gratuita, a partir das 18h, por ordem de chegada
ou pelo YouTube Café Filosófico CPFL – YouTube